Política

Com os dias contados

Parece que o governador Beto Richa já achou em quem colocar a culpa pelo não cumprimento de todas suas promessas na área de segurança pública. Wagner Mesquita (foto) está com os dias contados na Secretaria de Segurança. Nove entre dez aliados de Richa apostam que ele será exonerado assim que voltar ao Brasil e retomar as funções. Mesquita está de férias fora do País. Já perdeu até a vaga destinada ao secretário no conselho do Detran. A situação ficou insustentável até para ele, pois foi chamado por Richa de “incompetente” de maneira não indireta. O governador usou o caso de um garoto de 13 anos que foi velado na rua, em Colombo, devido à demora do rabecão do IML em recolher o corpo.

Culpado?

Oras, todos estão cansados de saber que os problemas dos IMLs do Estado não são de hoje. Até o próprio Estado sabe disso, porque a imprensa costuma denunciar constantes casos da falta de estrutura física e pessoal. Há casos em que corpos são “espremidos” nas geladeiras por falta de gavetas. Só agora Beto descobriu de quem é a culpa?

E o restante?

Caso Mesquita seja mesmo o culpado pelo sucateamento dos IMLs, de quem é a responsabilidade pela não construção dos presídios prometidos por Beto Richa nas suas duas campanhas? E pela não contratação de novos policiais? Para se ter uma ideia, o efetivo da Polícia Civil de hoje é o mesmo que havia na década de 1980.

Apoio

Como só os “aliados” de Beto e ele próprio parecem ver que toda a culpa da falta de segurança no Estado é de Mesquita, a Associação de Praças do Estado do Paraná resolveu vir a público manifestar apoio ao secretário. Essa entidade representa soldados, cabos e sargentos. Eles pedem que o governador Beto Richa não demita Mesquita e apresentam argumentos a favor de sua manutenção.

A nota

Em nota dirigida a Beto e à vice Cida Borghetti, dizem: “Para o bem do Estado e da sua população, a segurança pública paranaense precisa, com urgência, retomar os trilhos da educação e do respeito, parando de exercer pressões infundadas sobre a autoridade civil e deixando que a gestão competente e responsável continue o bom trabalho que tem realizado”.

Sem perdão

As redes sociais não perdoam. Os memes com a condenação do presidente Lula vão da esquisitice a piadas muito engraçadas. Já o site Antagonista, saiu com esta: vai encomendar suas próprias pesquisas para não pôr um condenado entre os presidenciáveis.

Datafolha

E o próprio Antagonista revelou que o Datafolha divulga nova pesquisa eleitoral na quarta-feira e que, em nove cenários, Lula está em cinco. A novidade é uma outra consulta. O instituto vai perguntar “se Lula deve ou não ser preso, se a justiça brasileira persegue o ex-presidente, e se ele deve ser impedido de participar do pleito.”

Vaidoso

A turma do PT baixou em peso essa semana em Porto Alegre, para o julgamento de Lula. Um deles é o deputado paranaense Zeca Dirceu, filho do braço direito do ex-presidente, também já condenado nas investigações da Lava Jato.