Política

Coluna Esplanada: tentativa de reeleição, Mariana Ferrer e o silêncio de Damares Alves

Coluna Esplanada: tentativa de reeleição, Mariana Ferrer e o silêncio de Damares Alves

Já era

A tentativa de reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, caiu na vala brasiliense dos projetos natimortos. Está praticamente descartada no Palácio do Planalto e sem apoio no Congresso. E ambos já receberam os recados de eminências do Judiciário – há uma consulta no Supremo Tribunal Federal. É um ano atípico, cheio de problemas em todos os setores – principalmente no Legislativo, cujos parlamentares fugiram para suas bases, desde março, para ajudar campanhas de prefeitos e vereadores, aproveitando a pauta vazia com a pandemia de covid-19.

Acordem, excelências

O consenso entre Poderes é que seria desnecessária dor de cabeça para o Judiciário resolver, e mais desgaste à imagem do Congresso, que nunca foi das melhores.

Ajuntamento

Daí ministros palacianos articularem um ministério para Rodrigo Maia – mais a pedido do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para levar o DEM à base do governo.

Eles tentaram

Outro fator contra Maia e Alcolumbre é o histórico de tentativas fracassadas de caciques nesse projeto. Muito mais articulados e tarimbados, Sarney, ACM e Renan Calheiros tentaram reeleição quando presidentes do Senado. Em vão.

Conduta errônea

Juristas experientes que analisaram a conduta do advogado de defesa do acusado de estupro contra Mariana Ferrer ficaram estarrecidos com seu comportamento. Num grupo de WhatsApp de Brasília, com centenas de advogados, um deles argumentou: “O advogado foi além do necessário ao patrocínio do cliente; cobriu a vítima de insultos, quando o crime de estupro é punível ainda quando a ofendida é meretriz (que não é o caso da jovem). Merece uma condenação em danos morais, pelos excessos cometidos”.

Fala, ministra

Nota-se em Brasília um silêncio da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, sobre o caso Mariana Ferrer. Damares, defensora das mulheres em outras ocasiões midiáticas – e que já revelou ter sofrido violência sexual na infância – se calou e deixou as tratativas protocolares sobre o escândalo com a pasta.

Fala, OAB!

Outro silêncio ensurdecedor sobre a conduta do advogado do acusado é do Conselho Federal da OAB. Já o juiz que criou o neologismo “estupro culposo” foi denunciado ao Conselho Nacional de Justiça.

***Apagão

Fontes da Coluna do Amapá, ligadas ao setor elétrico, indicam que, no melhor dos cenários, o Estado poderá ter energia restabelecida 100% dentro de quatro dias. Durante temporal atípico em Macapá anteontem, com centenas de raios em duas horas, houve incêndio na hidrelétrica Coaracy Nunes, que causou apagão no Estado.

***PSB tem chance

Em Macapá, a disputa para a prefeitura está polarizada. Apesar da frente ampla de apoio a Josué Alcolumbre, irmão do senador, João Capiberibe aparece forte nas pesquisas.

***Cadê a CPI?

O senador Eduardo Girão (Pode) resolveu comprar briga grande. Diz que o “ativismo judicial do STF só vai parar quando houver a análise de dezenas de pedidos de impeachments (contra ministros do STF), todos embasados e com indícios, e com a CPI da Lava Toga”.

 

MERCADO

Decolando

A compra de frota aérea de aviões de carga pela Mercado Livre já é outro indicativo de que a multi argentina quer comprar os Correios do Brasil, conforme já citamos.

Ah, VIVO…

Mais uma do caso desrespeito da VIVO com cliente que teve chip pós-pago cancelado para transferência nominal a outro cliente, pré-pago. Até hoje, duas semanas depois, a caixa postal do número de telefone tem a saudação do hotel na Bahia que usava o chip. O caso foi parar na Justiça e já tem audiência agendada para janeiro.