Política

Coluna Contraponto do dia 22 de junho de 2018

Seis dias, três derrotas… Só falta soltar Lula

Em seis dias, o STF (Supremo Tribunal Federal) impôs três derrotas à Operação Lava Jato. Seus ministros absolveram Gleisi Hoffmann; permitiram à Polícia Federal firmar acordos de delação, até então exclusividade do Ministério Público, e proibiram as conduções coercitivas. A essas três decisões se somam casos como o do ex-governador Beto Richa, que seria julgado pelo juiz federal Sergio Moro no processo em que é acusado de direcionar uma licitação em favor da Odebrecht. Por ordem do STJ, na quarta (20), o inquérito foi tirado das mãos do juiz-símbolo da Lava Jato e entregue aos cuidados dos juízes de primeira instância da Justiça Eleitoral estadual.

Recurso de Lula

No próximo dia 26 o STF será levado a julgar o enésimo recurso da defesa do ex-presidente Lula para soltá-lo da prisão que cumpre em Curitiba. Depois da absolvição de Gleisi – inocentada por falta de provas -, os petistas viram crescer suas esperanças para a libertação do seu líder. Afinal, segundo eles, Lula foi condenado também sem provas.

Voa, voa passarinho!

Mais vale vender um passarinho para traficantes do que soltar dois na natureza. Este parecia ser o lema de servidores do escritório do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) de Cornélio Procópio que, segundo apurou o Ministério Público, apropriavam-se de pássaros apreendidos e os vendia para criadores e comerciantes de aves da região. Além disso, apurou-se que servidores do órgão mantinham irregularmente animais em suas residências.

Revoada

As constatações foram feitas durante a quarta fase da Operação Revoada, deflagrada na quarta (20) pelas promotorias de Justiça de Cornélio, que cumpriram mandados de busca e apreensão também nos municípios de Bandeirantes, Santa Mariana e Leópolis. Foram apreendidos diversos pássaros, armas de fogo e documentos.