Política

Coluna Contraponto do dia 21 de setembro de 2018

“Não se pode vender aquilo que não é seu”, diz Cida Borghetti

A governadora Cida Borghetti disse nessa quinta-feira, 20, que a Ilha das Cobras será um parque ambiental com uma escola do mar. Questionada se a decisão é uma resposta ao candidato Ratinho Junior que afirmou que venderá a ilha, Cida respondeu: “É que ele [Ratinho Junior] não tinha conhecimento – e olha que foi secretário de Desenvolvimento Urbano no Governo Beto Richa – de que a Ilha da Cobras não é do governo do Estado, a Ilha das Cobras é da União. Como você vai vender aquilo que não é seu?”, perguntou Cida, numa entrevista à rádio Jovem Pan. “Antes mesmo do período eleitoral já tínhamos feito todos os estudos, a solicitação ao governo federal da autorização de transformar [a ilha] em parque estadual e também em uma escola do mar, possibilitando cursos aos pescadores que lá estão e também aos universitários e a população conhecerem aquela área ambiental que é extraordinária. Eu não sei qual era o interesse de vender uma coisa que não é do estado”, completou Cida.

Ufa! Mais um dia

Se até esta sexta-feira o ministro Luiz Fux, do STF, não mudar a decisão do colega Gilmar Mendes que liberou o ex-governador Beto Richa das prisões temporária e preventiva, ele pode respirar aliviado. Mesmo com o recurso impetrado pelo Ministério Público do Paraná, Beto não voltará para a prisão. De acordo com a Lei Eleitoral, nenhum candidato pode ser preso ou detido entre os 15 dias que antecedem a votação e as 48 horas posteriores.

Alvaro X Bolsonaro

Segundo o site O Antagonista, após ouvir pedido de um eleitor para que colaborasse com o deputado, o presidenciável do Podemos reagiu: “Deus me livre! Vocês querem destruir o Brasil? Isso [Bolsonaro] não sabe nada, isso é um bandido! Trinta anos [no Congresso], só fez pra ele e pra família. [Não fez] Nada! Isso é um vagabundo total! E ele tá quase morto. Tá quase morto. Não ganha [de] ninguém no segundo turno. Vocês estão enganados, vocês estão enganados. E eu tô bravo, eu tô bravo.”

Operação Piloto

Já se sabe quem é o juiz federal que vai substituir Sérgio Moro na condução do inquérito que investiga o caso da PR-323: é o juiz Paulo Ribeiro, da 23ª Vara Federal Criminal – o mesmo já responsável pela Operação Integração, que investiga irregularidades na concessão que o consórcio Econorte/Triunfo mantém na BR-369. Neste caso, o MPF descobriu superfaturamento das tarifas de pedágio também com farta distribuição de propinas a agentes públicos, dente os quais o ex-diretor do DER Nelson Leal Jr, que ficou preso por três meses, negociou delação premiada, entregou bens e hoje cumpre domiciliar. A distribuição da Operação Piloto para o mesmo juiz da Integração dá até mais coerência na condução conjunta de ambos os casos, já que há conexões entre os grupos do governo Richa que atuaram neles. A pergunta é: que vantagem maria levou com a insistência da defesa de Richa de se livrar de Moro?