Política

Coluna Contraponto do dia 14 de abril de 2018

Candidato sem-avião

O candidato Osmar Dias (PDT) não consegue que lhe deem um jatinho para percorrer o Paraná mais depressa. Faz isso de carro mesmo, bem mais demorado e com o inconveniente de avarias que o deixam à beira da estrada. É o que aconteceu nessa sexta-feira, perto de Turvo (município da região Central do Estado), quando a caminhonete em que viaja com amigos deu pane, com o prejuízo de atrasar o compromisso seguinte da pré-campanha. Enquanto esperava ajuda mecânica, teve tempo para postar no Facebook o acontecimento.

General com Alvaro

O presidenciável Alvaro Dias abonou a ficha de filiação ao Podemos do general Adriano Pereira Jr. Agora na reserva, o militar chefiou o Comando Militar do Leste, mas ficou mais conhecido Adriano Pereira Junior quando atuou como comandante da tropa de pacificação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio, em 2012. Ele esteve na mira de traficantes da região. No Podemos, vai atuar na formulação de propostas voltadas para a segurança.

Deonilson na Copel

O todo-poderoso homem do Governo Beto Richa, o jornalista Deonilson Roldo vai ocupar a diretoria de gestão empresarial da Copel. Ligado a Beto Richa desde os tempos da prefeitura, estava com ele no famoso episódio em que o então vice-prefeito descumpriu ordem do prefeito Cassio Taniguchi e cancelou o aumento da passagem do transporte coletivo da Capital. A partir daí, a relação Beto/Cássio acabou e se deu início ao projeto de transformar Beto Richa em candidato ao governo do Paraná.

Poder

Nos dois governos de Beto Richa, o jornalista Deonilson Roldo acumulou tanto poder que muita gente atribuía a ele o controle total da administração.

Mais um presidenciável

O ex-ministro Aldo Rebelo será candidato à Presidência da República pelo Solidariedade – o mesmo partido que já firmou compromisso de aliança com o PDT de Osmar Dias no Paraná. Rebelo saiu do PSB por discordar da filiação do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, possível candidato ao Planalto da sigla. “Aceitei o convite para ser candidato a presidente pelo Solidariedade”, anunciou Rebelo.

Comunista

Militante histórico do PCdoB, Aldo Rebelo deixou a sigla no ano passado. Como aliado dos governos petistas, foi presidente da Câmara (2005 a 2007) e ministro de Relações Institucionais (2004 a 2005), dos Esportes (2011 a 2015) e da Defesa (2015).