Política

Coluna Contraponto do dia 10 de abril de 2018

Sem foro, inquéritos “descem”

O ex-governador Beto Richa não é ingênuo. Além disso, sempre foi muito bem assessorado por advogados competentes e de renome. Portanto, ele sabia desde sempre que, deixando o Palácio Iguaçu e, consequentemente, perdendo o foro privilegiado, inquéritos que atualmente tramitam nos tribunais superiores desceriam para a primeira instância. É que pode acontecer agora. Há vários “lá em cima”, em Brasília, em que Beto é citado. Por exemplo: Operação Quadro Negro. Ou ainda aquela outra do MPF (Ministério Público Federal), a Operação Superagui, que detectou indícios fortes de suposta participação do governador e família em processo de licenciamento ambiental para um empreendimento privado no litoral, favorecido por servidores do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Richa já classificou esse caso como uma “ilação insana”.

Outros casos

Mas tem também a Operação Publicano, que embora sustada no STJ por ordem de Gilmar Mendes, prossegue na Justiça comum de Londrina. Sem falar da Operação Integração, deflagrada em fevereiro também pelo MPF, e que, entre outros efeitos, provocou a prisão do ex-diretor-geral do DER Nelson Leal. Dezoito pessoas envolvidas, dentre as quais o presidente da Econorte, Hélio Ogama (também preso) já foram denunciados.

Irmão citado

Por enquanto, o nome do ex-secretário de Infraestrutura Pepe Richa e o de Beto não foram citados. Pode ser que sejam inocentes, mas também pode ser que o MPF tenha preferido não indiciá-los para que o inquérito não “subisse” para Brasília. Agora, perdido o foro, tudo vai tramitar por aqui mesmo e chegar às mãos do juiz Sérgio Moro.

Pesquisa Ibope/CBN I

A primeira pesquisa estadual Ibope/CBN sobre a preferência do eleitorado pelos candidatos a governador em outubro trouxe dois aspectos no mínimo surpreendentes: 1) Se não fosse o próprio Roberto Requião lembrar e chamar de “cachorrada” a ausência do nome dele nos questionários, ninguém ia notar. Ele mesmo só percebeu ontem à tarde.

Pesquisa Ibope/CBN II

2) Com os indefectíveis 5% de intenção de votos, a governadora Cida Borghetti, depois de meses de exposição em todo o Estado, disse que assim que os eleitores paranaenses tomarem conhecimento do trabalho dela, tudo vai ser diferente. É a chamada confiança total no próprio taco. Ou, no caso, no marido, Ricardo Barros.

Cachorrada

“CBN e Ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito!”, tuitou Roberto Requião ontem à tarde.

Gleisi no topo

Na condição de porta-voz do ex-presidente Lula enquanto ele estiver preso em Curitiba, a senadora Gleisi Hoffmann alçou o topo da hierarquia petista. A nova função agrega mais poder ainda ao cargo de presidente do partido, para o qual Gleisi foi eleita. Se fosse há cinco anos, era o ponto mais alto da nomenclatura do poder em Brasília. Hoje é pauleira total.

O garoto da foto

Curioso isto: a foto mais emblemática da prisão de Lula e que o PT perseguia desde as primeiras horas, é de um garoto de 18 anos, Francisco Proner Ramos. Ele é filho da advogada curitibana Carol Proner, atual namorada de Chico Buarque de Hollanda. Foi reprisada em todo o País e ocupou meia página do New York Times.