Opinião

Coluna Conexão Esporte: Literatura e Esporte

Coluna Conexão Esporte: Literatura e Esporte

A semana tem sido pesada em relação à covid-19. Para quem trabalha no esporte e na imprensa, foram vários os nomes que partiram em virtude da doença causada pelo coronavírus.

Claro que não há maior ou menor importância quando o assunto é vida, mas algumas proximidades nos fazem lamentar um pouco mais a ida de alguns.

No fim da tarde de segunda, perdemos o radialista Janael Labes, com apenas 24 anos. Repórter quase que iniciante, empenhado, e que buscava seu espaço na Região Metropolitana de Curitiba.

Ontem, foi a vez de Orlando Duarte, este já com seus 88 anos. Cruzei com ele algumas vezes, ainda no tempo em que eu viajava para cobrir os grandes eventos do futebol. Confesso que nunca conversei com ele, mas era um sentimento de amizade por ele estar envolvido com um dos meus primeiros presentes que vinculavam a crônica esportiva, a literatura, a estatística e o futebol. Um livro pesadão, com crônicas, resultados, artilheiros e tudo mais de todas as copas do mundo já jogadas até aquela época.

Na minha cabeça, Orlando Duarte é o primeiro cronista estatístico no futebol, ainda quando não havia internet, aplicativos e todas essas ferramentas atuais que nos permitem saber a história de qualquer perna de pau que esteja nos gramados e nunca ouvimos falar.

Enfim, que neste momento de dificuldades para todos, que guardemos as boas lembranças.

 

Clima

O clássico do último domingo gerou dois tipos de comportamento nos CTs de Corinthians e São Paulo. Enquanto os tricolores treinavam para o jogo de hoje com algum índice de cobrança, os alvinegros começaram a semana com um churrasco entre comissão técnica e jogadores. Nada como vencer um clássico, mesmo que não mude muita coisa na situação do time no campeonato.

 

Terceirona

Os jogos decisivos da Terceira Divisão do futebol paranaense acontecem nesta quarta-feira, às 15h30, no Estádio Municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória, e depois no domingo (20), às 15h30, no Estádio Vila do Mar, em Verê. O Verê chega à final com 13 pontos em seis jogos. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já o Iguaçu chegou aos 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas.

 

Bronze

Medianeira vai “ferver” no próximo domingo com a partida decisiva da Série Bronze do futsal paranaense. O time da casa venceu o primeiro jogo por 7 a 4, em Mangueirinha, e tem tudo para ficar com o título. Os dois times já estão classificados para disputar a Série Prata em 2021. O Operário Laranjeiras foi o campeão da Série Prata este ano e está na Série Ouro, com Coronel Vivida, São Miguel e Mariópolis.

 

Sula

O Bahia pode escrever mais um capítulo bacana na sua história caso passe pelo Defensa y Justicia na noite de hoje e chegue às semifinais da Copa Sul-Americana. Para se classificar, o time precisa vencer dentro da casa do adversário, por dois gols, já que perdeu em casa por 3 a 2 no jogo de ida. Além do prêmio em dinheiro, o tricolor baiano também mira uma vaga na Libertadores, o que depende de recuperação no Brasileirão.