Saúde

Cinco hospitais da Macrorregional Oeste estão sem leitos de UTI covid-19

Ocupação geral dos leitos é a maior desde o dia 1º de Fevereiro

Cinco hospitais da Macrorregional Oeste estão sem leitos de UTI covid-19

A taxa de ocupação da Macrorregional Oeste chegou a um dos níveis mais altos de ocupação nesta quarta-feira (17). Cinco hospitais estão com 100% dos leitos UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) covid-19 ocupados.

Segundo a tabela divulgada pelo Consamu (Consórcio de Saúde dos municípios do Oeste/PR), que faz o monitoramento dos leitos, em Cascavel não há leitos de UTI disponíveis no Hospital do Coração, em Foz do Iguaçu os leitos de UTI do Hospital de Foz do Iguaçu também estão lotados.

Em Pato Branco a situação é ainda mais grave, as UTIs de dois hospitais estão totalmente lotadas. Ainda no Sudoeste, em Chopinzinho e Palmas a ocupação desses leitos chegou a 100%.

A ocupação dos leitos de enfermaria covid-19 também está alta, em Cascavel o Hospital São Lucas está com 100% dos leitos ocupados e em Pato Branco o Hospital Policlínica também não tem leitos de enfermaria disponíveis.  Além desses hospitais, outros sete estão com a lotação acima de 70%.

A lotação geral de leitos UTI covid-19 chegou a 84%, o número é o mais alto registrado desde o dia 1º de fevereiro. Já o percentual geral de ocupação dos leitos de enfermaria covid-19 está em 75% e também indica crescimento desde o começo do mês.

Ainda de acordo com a tabela, cinco pacientes aguardam transferência para leito UTI covid-19 (um em Foz do Iguaçu, dois em Cascavel e dois em Toledo). Outros 42 pacientes aguardam transferência para leitos de enfermaria exclusivos para covid-19. O maior número de pacientes na fila de espera é em Cascavel com 21 pacientes.

Confira abaixo a tabela completa:

A macrorregional oeste é composta pelas seguintes regionais de saúde:

  • 10ª Regional de Saúde – Cascavel
  • 09ª Regional de Saúde – Foz do Iguaçu
  • 08ª Regional de Saúde – Francisco Beltrão
  • 07ª Regional de Saúde – Pato Branco
  • 20ª Regional de Saúde – Toledo