Cotidiano

Carreata marca Outubro Rosa

Outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, objetivo principal do movimento Cascavel Rosa

Carreata marca Outubro Rosa

Com uma programação restrita devido à pandemia do novo coronavírus, o Outubro Rosa deste ano teve que inovar para levar sua mensagem. Até a tradicional caminhada precisou ser substituída. Neste sábado, às 14h, ocorre a Carreata Rosa, com saída em frente da Praça do Migrante, no Centro de Cascavel.

Segundo os organizadores, o evento visa homenagear familiares e amigos que estão em tratamento de câncer e precisam de coragem, atenção, cuidado e carinho para superar a doença; homenagear pessoas que já venceram a luta contra a doença e homenagear entes queridos, vítimas do câncer, que deixaram saudades.

Para participar, é fácil. Vista sua camiseta rosa e decore seu veículo com acessórios rosa. Cole adesivos, faixas, fotos, escreva o nome ou nomes de pessoas que deseja prestar sua homenagem. Use o cinto de segurança e respeite as leis de trânsito. Use máscara para se proteger da covid-19. Tenha calma, não acelere, seja gentil com os demais motoristas e pedestres.

A campanha

Outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, objetivo principal do movimento Cascavel Rosa.

O nome da campanha remete à cor do laço rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos anos 90, que simboliza essa causa. Desde então, o mês é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Cascavel Rosa

Resultado de uma história de amor, coragem e esperança, a Associação Cascavel Rosa é uma fundação sem fins lucrativos, que atua há oito anos em prol da garantia da saúde da mulher e, principalmente, na luta contra o câncer de mama.

A entidade tem título de utilidade pública estadual e desenvolve um trabalho importante pela saúde feminina e também abraçou a saúde masculina por meio das ações do Cascavel Azul.

Embora o auge das campanhas tenha maior destaque no Outubro Rosa e no Novembro Azul, as atividades são realizadas pela associação durante o ano todo, como eventos beneficentes, mutirões de saúde, palestras e bazares solidários.

Diretoria – Gestão 2020/2022

Presidente: Maria Arnete Kaefer

Vice-presidente: Mairi Lourdes Marschall

Protocolo: Justina Inês Ranzolin Penso

1ª Tesoureira: Vera Maria Baccin Berto

2ª Tesoureira: Noemia Calixto Pereira

1ª Secretária: Catarina Tizu Tanabe

2ª Secretária: Emidia Toso

Conselho Consultivo: Gerti Schafer Berto, suplente: Jane Terezinha Giuliani.

Lindones Gongoleski, suplente: Gina Maria Mezzomo Prati.

Conselho Deliberativo/ Fiscal: Regina Trivelato, suplente: Valdaci Tonello Pörsch.

Sandra Inês Lopes, suplente: Doraney Aparecida Barbosa Geraldo.

Gerti Shafer Berto, suplente: Jane Teresinha Giuliani.

Serviço

O que: Carreata Rosa

Quando: 31 de outubro – 14h

Onde: em frente à Praça do Migrante

Três perguntas que podem salvar uma vida

A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) lançou para o Outubro Rosa 2020 a Campanha de Mobilização Nacional sobre o Câncer de Mama com três perguntas:

Você tem observado suas mamas?

Você já marcou seus exames anuais?

Você conhece seus fatores de risco?