Política

Bolsonaro demite ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

Demissão foi oficializada em reunião na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro no início da tarde desta quarta-feira. Álvaro Antônio foi informado da decisão em reunião pouco depois das 14h, no Palácio do Planalto, a qual não constava na agenda do presidente. As informações são de O Globo.
Minutos depois da saída de Álvaro, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado, chegou ao Planalto para encontrar Bolsonaro, de quem é aliado de longa data. Questionado se assumirá o ministério, Machado se limitou a acenar negativamente com o dedo indicador.
Esta é a primeira troca no Turismo desde o início do Governo Bolsonaro. Marcelo Álvaro Antônio, que é deputado federal licenciado pelo PSL de Minas Gerais, era aliado do presidente desde os tempos da Câmara dos Deputados. Ele estava com Bolsonaro no dia do atentado a faca durante a campanha, em Juiz de Fora (MG).
A demissão ocorreu um dia depois de o ministro do Turismo usar um grupo de WhatsApp que reúne todos os ministros do governo federal para atacar o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do Planalto.