Política

Bate-chapa?

A definição do novo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cascavel indica muito mais que uma nova composição política: demonstra um revés nas bancadas parlamentares do Município. A oposição representada por Policial Madril (PMB) derrotou aliados da administração municipal – na disputa com Jaime Vasatta (Podemos), após a baixa de Rômulo Quintino (PSL), que assumiu a Secretaria de Meio Ambiente.

Antes mesmo da votação, Madril pressionou os colegas contra a parede. “O que falo eu cumpro. As pessoas que falam comigo devem cumprir. A votação hoje será um ponto para ver a confiança e a palavra de cada um. E na hora de votar vamos ver quem é quem”, disse o parlamentar.

Na votação nominal foram dez votos a favor de Vasatta – que já é presidente da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná): Gugu Bueno, Alécio Espínola, Aldonir Cabral, Celso Dal Molin, Jaime Vasatta, Jeferson Cordeiro, Josué de Souza, Mazutti, Parra e Valdecir Alcântara. Madril obteve maioria, onze votos: Carlinhos de Oliveira, Damasceno Júnior, Jorge Bocasanta, Fernando Hallberg, Mauro Seibert, Misael Júnior, Olavo Santos, Paulo Porto, Pedro Sampaio, Policial Madril e Serginho Ribeiro.

Bancada oposicionista

Madril acabou encabeçando a bancada oposicionista, fechando a maioria dentro da Câmara dentre os 21 parlamentares – o que para o novo vice-presidente representa um recado ao prefeito, Leonaldo Paranhos (PSC), sobre a autonomia da Câmara. Ele agora além de pré-candidato a deputado estadual está proposto a um bate-chapa com Alécio Espínola (PSC), que já está com a candidatura anunciada para Mesa Diretora, mas o nome ainda enfrenta rejeição dentro da Casa de Leis. “Eleger Alécio seria o mesmo que colocar a Câmara na Prefeitura”, dispara Madril.