Política

Armas à Guarda Municipal

Prestes a ampliar a Guarda Municipal, hoje o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) entrega as armas de fogo a todo efetivo, que atua na cidade há um ano e dois meses. Desde janeiro, apenas oito guardas municipais da Patrulha Rural estavam armados. Agora, dos 44 servidores, 43 usarão armas de fogo – um responde a processo administrativo e não poderá usar devido as condições psicológicas avaliadas pelo Município.

A entrega está marcada para 14h, na inauguração da Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade. Ontem mesmo a Prefeitura havia legalizado outra atuação da Guarda Municipal, no perímetro rural. O trabalho era feito, mas sem uma legislação adequada. Pela redação, agora foi criado o setor de Patrulhamento Rural, com atribuição de vigilância rural para preservar ordem pública; realizar patrulhamento preventivo e ostensivo nos distritos, zelando bens, serviços e instalações municipais; contatos com a população para verificar as necessidades de segurança pública e encaminhar ao delegado os criminosos diante flagrante, além de verificar danos ao meio ambiente. “É uma complementação dentro da atividade”, diz o diretor de Proteção à Comunidade, José Avelino Novakoski.

Em números

Hoje são 44 servidores na Guarda, com 43 em atividades nas ruas e sete viaturas. Quatro equipes – formadas por oito agentes e duas viaturas – fazem o trabalho na área rural. Até o próximo mês a expectativa é que mais 76 guardas sejam chamados. “Estamos no processo final do concurso, com investigação social: uma etapa eliminatória que apura a vida egressa do candidato”, diz Novakoski.