Política

69,5% dos cascavelenses votaram em Bolsonaro

 

Em Cascavel, a maioria do eleitorado que foi às urnas no domingo (28) votou em Jair Bolsonaro (PSL) a presidente. Dos 172.312 que votaram, 119.866 teclaram “17” nas urnas, equivalente a 69,56% dos votos.

Como o Município tem 218.448 eleitores aptos a votar, o índice de abstenção, somado com votos brancos e nulos, representou 21% do total.

No Paraná, o candidato do PSL também teve ampla margem de votos: ele foi a escolha de 68,4% dos eleitores, enquanto Fernando Haddad (PT) teve 31,57%. No Estado, a abstenção no segundo turno foi de 17,6%, um pouco maior que no primeiro turno, quando havia sido de 16,9%. Votos brancos e nulos totalizaram 6,4%.

No primeiro turno, o Paraná já havia dado a Bolsonaro votação superior à média brasileira. Ele teve 56,9% dos votos no Estado contra 46% no restante do País.

 

Fim do 2º turno

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terminou ontem (29) a totalização de 100% das seções eleitorais do segundo turno das eleições. A atualização do sistema de apuração ocorreu às 15h27.

Conforme o resultado final, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos, o equivalente a 57.797.847 de votos. O candidato do PT, Fernando Haddad, ficou em segundo lugar e recebeu 44,87% dos votos, que equivalem a 47.040.906.

A contagem final também mostra que 115,9 milhões (78,7%) de eleitores compareceram para votar. A abstenção foi de 21,3% (31,3 milhões). Houve 2,4 milhões de votos em branco e 8,6 milhões de nulos.

 

Justificar ausência

Os eleitores que não compareceram ao local de votação nesse domingo (28) e não justificaram a ausência no segundo turno podem regularizar a situação eleitoral até dezembro. Os ausentes do primeiro turno, realizado em 7 de outubro, tem até 6 de dezembro para justificar por que não compareceram à votação. Para os que se ausentaram no segundo turno, o prazo vai até 27 de dezembro.

A justificativa pode ser feita mediante preenchimento de um requerimento disponível no site do TSE, que deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, o eleitor deve entregar documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento na votação.

 

Governadores

eleitos no 2º turno

Os brasileiros escolheram domingo governadores de 14 unidades da Federação. Confira os governadores eleitos em cada um desses estados.

São Paulo – João Doria (PSDB)

Minas Gerais – Romeu Zema (Novo)

Rio de Janeiro – Wilson Witzel (PSC)

Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT)

Distrito Federal – Ibaneis Rocha (MDB)

Amazonas – Wilson Lima (PSC)

Amapá – Waldez Góes (PDT)

Mato Grosso do Sul – Reinaldo Azambuja (PSDB)

Pará – Helder Barbalho (MDB)

Rondônia – Coronel Marcos Rocha (PSL)

Roraima – Antonio Denarium (PSL)

Rio Grande do Sul – Eduardo Leite (PSDB)

Santa Catarina – Comandante Moisés (PSL)

Sergipe – Belivaldo Chagas (PSD)

Eleitos no 1º turno

Goiás – Ronaldo Caiado (DEM)

Tocantins – Mauro Carlesse (PHS)

Ceará – Camilo Santana (PT)

Mato Grosso – Mauro Mendes (DEM)

Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB)

Paraíba – João Azevêdo (PSB)

Pernambuco – Paulo Câmara (PSB)

Maranhão – Flávio Dino (PCdoB)

Bahia – Rui Costa (PT)

Piauí – Wellington Dias (PT)

Alagoas – Renan Filho (MDB)

Paraná – Ratinho Junior (PSD)

Acre – Gladson Cameli (PP)