Política

“Bolsa Família” negado

A rejeição ao Programa de Transferência de Subsídio Financeiro, denominado Promover, uma espécie de Bolsa Família cascavelense, é grande por parte da Câmara de Vereadores. Em tramitação interna, a proposta já teve parecer contrário de comissões – o que tende a inviabilizar a proposta encaminhada pela Prefeitura.

Primeiro foi a Comissão de Justiça e Redação a negar a implantação do sistema que consiste na transferência de subsídio financeiro não monetário, por meio de concessão temporária de um cartão de benefício com crédito no valor de R$ 100 mensais às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Esse valor substituiria a cesta básica distribuída pela Secretaria de Assistência Social. Entre os julgamentos dos vereadores estava a legalidade e a constitucionalidade.

Desta vez foi a Comissão de Saúde e Assistência Social, integrada pelos vereadores Roberto Parra (MDB), Policial Madril (PMB) e Bocassanta (Pros), a rejeitar o projeto criado pela gestão Leonaldo Paranhos (PSC). “Todos apresentamos votos contrários. Hoje já existe um incentivo grande por parte do governo federal. Não há necessidade de mais um por parte do Município. Além disso, não teria como a Prefeitura controlar de que maneira o recurso seria gasto, como no caso de bebidas alcoólicas”, diz o vereador Madril.