Esportes

Gabriel Jesus terá maior período fora de ação desde que virou profissional

C422_11WEAALaQ2.jpg

Após passar por cirurgia no pé direito na noite de quinta-feira, o brasileiro Gabriel Jesus apareceu sorridente no hospital, em foto divulgada pelas redes sociais do Manchester City. O jovem atacante, de 19 anos, tem agora o desafio de não desanimar diante do que será seu maior período de afastamento dos gramados desde que virou profissional, em 2015. A previsão é que a joia brasileira fique fora de ação de dois a três meses.

Gabriel fraturou o quinto metatarso do pé direito nos minutos iniciais da vitória do Manchester City sobre o Bournemouth, na segunda-feira, pelo Campeonato Inglês. O atacante tinha a posição de tratar o pé com fisioterapia, o que poderia encurtar o tempo fora dos gramados para somente um mês, mas aumentaria as chances de nova lesão quando voltasse a jogar futebol.

Gabriel Jesus após cirurgia no pé direito

Antes da lesão na Inglaterra, Gabriel Jesus nunca havia ficado mais de um mês sem jogar durante uma temporada. O maior período fora de ação foi em meados de 2015, quando ainda não era titular pelo Palmeiras: ficou 24 dias sem entrar em campo entre a vitória sobre o Santos por 1 a 0, em 19 de julho, e a derrota para o Coritiba por 2 a 1, em 19 de agosto. Nesse meio-tempo, contudo, o atacante era relacionado normalmente para as partidas, e não saía do banco apenas por opção técnica do então treinador do Palmeiras, Marcelo Oliveira.

Gabriel Jesus – 17.02

O brasileiro foi operado em Barcelona pelo médico Ramón Cugat, especialista que tem a confiança do treinador Pep Guardiola. Com a previsão de dois a três meses fora de ação, Jesus perderá boa parte do restante da atual temporada europeia, além dos próximos dois compromissos da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Caso se confirmem as previsões, o melhor dos cenários aponta um retorno de Gabriel Jesus na primeira quinzena de abril. Neste caso, o atacante brasileiro estaria apto a participar das últimas cinco rodadas do Campeonato Inglês, que podem tanto ser decisivas quanto não significar quase nada para a disputa do Manchester City na parte de cima da tabela. Atualmente, o time de Jesus é vice-líder com 52 pontos, oito a menos que o líder Chelsea. Mantida a diferença, o City poderia chegar às três últimas rodadas praticamente sem chance de título.

RETORNO EM FASES DECISIVAS

Gabriel Jesus poderia participar ativamente, no entanto, de outras brigas por troféus, caso o Manchester City siga avançando em outras competições. Na Liga dos Campeões, o time inicia as oitavas de final contra o Monaco (FRA) na próxima semana. Um eventual retorno nas quartas de final, disputadas entre 11 e 19 de abril, seria difícil. O City teria que chegar até a semifinal, disputada no início de maio, para que Jesus tivesse chances reais de participar do seu primeiro mata-mata europeu.

64875809_Britain Football Soccer - AFC Bournemouth v Manchester City - Premier League - Vitality.jpg

O City também disputa a Copa da Inglaterra; está na quinta fase e enfrenta o Huddersfield Town, da segunda divisão, em jogo único neste sábado. Nesta competição, Gabriel Jesus também só teria chances reais de jogar a partir da semifinal, em 22 ou 23 de abril, caso a equipe chegue até lá.

No pior dos cenários — isto é, caso fique três meses fora de ação –, Jesus só teria condições de jogo para a rodada final do Campeonato Inglês, contra o Watford, no dia 21 de maio. E para eventuais decisões da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra.

Certo mesmo é que o brasileiro não poderá ser convocado por Tite para as rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, em março. A seleção enfrenta o Uruguai no dia 20 do próximo mês, em Montevidéu, e depois encara o Paraguai no dia 23, em São Paulo.