Educação

Projetos de Cmeis próprios de Cascavel viram referência para o Estado

Projetos de Cmeis próprios de Cascavel viram referência para o Estado

A secretária em exercício da SEDEF (Secretaria de Desenvolvimento Social e Família), Luiza Simonelli, e técnicos da pasta estiveram reunidos na manhã de hoje (10) com a secretária de Educação, Márcia Baldini, e com o engenheiro Roberto Aoki, na sede da Semed.

“Eles vieram de Curitiba para conhecer os projetos de Cmeis próprios que Cascavel tem e estão levando esses projetos em uma parceria com o município de Cascavel para os municípios do Paraná. Inclusive, será um dinheiro investido com o Fundo da Infância, serão priorizados os municípios com maior vulnerabilidade social no Estado. E Cascavel é parceiro nessa ideia, tanto na questão de expansão de vagas na educação infantil quanto na questão de poder oferecer aquilo que os nossos profissionais técnicos elaboraram, que são os modelos de Cmeis em projetos próprios”, explicou a secretária Márcia Baldini.

Luiza Simonelli destacou que o governo do Estado caminha na mesma linha de pensamento de Cascavel no que diz respeito aos investimentos na primeira infância, que, segundo ela, é fundamental.

“Nós viemos aqui conhecer estes projetos porque entendemos que Cascavel está muito adiante nessa perspectiva do investimento na educação. Precisávamos conhecer os modelos, conhecer o que está acontecendo aqui, os resultados positivos, que são muito bons, sem dúvida nenhuma, são grandes exemplos para o Paraná e para o Brasil”, disse.

A equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família esteve junto com a Semed na visita à Escola Municipal Romilda Wiebbeling, no Santa Felicidade, onde pôde constatar ‘in loco’ a tecnologia usada para a construção em tempo recorde da Escola e também no Cmei Erna Margarida, que deve ser inaugurado já no próximo mês.

“Para nós, é muito importante que o município de Cascavel esteja recebendo esta visita, e enquanto secretária e presidente da Undime – Paraná também, porque vamos poder estar articulando tudo isso. O Município de Cascavel, através do nosso prefeito Leonaldo Paranhos, mais uma vez, é exemplo a ser seguido em todo o estado do Paraná”, frisou Márcia Baldini.

“O conceito do investimento em educação é muito peculiar e muito interessante aqui em Cascavel. Sem dúvida nenhuma, vai poder ser replicado para o Paraná e para o Brasil. E o Governo do Estado está preocupado em levar para todos os municípios essa visão da importância da primeira infância na vida das nossas crianças. É uma alegria constatar o que está sendo feito em Cascavel. A gente já sabe de tantos movimentos que têm, toda notícia boa que sai aqui de Cascavel, mas obviamente quando a gente constata que o Município se preocupa até com a alimentação primeira do dia, a acolhida dos pais, no final do dia a criança vai alimentada, alimentação diária fresquinha, olha a qualidade de vida, e o mais importante eu perguntei para a secretária Márcia como é que ela monitora isso, e ela disse que o próprio Ideb faz esta avaliação, a própria avaliação de uma criança acolhida, bem alimentada, a qualidade da educação vai lá em cima, então parabéns a Cascavel”, finalizou Luiza Simonelli.

Fonte: Secom