Economia

Pesquisa Serasa mostra que brasileiros passaram a se endividar para comprar mantimentos em 2020

Com a alta de desemprego, a compra de itens básicos está entre os top três motivos de inadimplência; Feirão limpa nome é prorrogado até dia 21 de dezembro e pode trazer alívio para o bolso do consumidor

Pesquisa Serasa mostra que brasileiros passaram a se endividar para comprar mantimentos em 2020

A Serasa, em parceria com a Blend New Reserch, acaba de divulgar um estudo sobre o perfil do endividamento dos brasileiros neste ano e conclui que, com a pandemia e a alta taxa de desemprego, o consumidor passou a se endividar para manter despesas básicas como mantimentos e contas de luz, água e aluguel.

Tal atitude também é observada em como o auxílio emergencial foi utilizado: 64% dos usuários usaram ou pretendem usar o valor para despesas domésticas. Outro fator que corrobora com essa descoberta é que mesmo com o período de lockdown no país, o que diminuiu e limitou as opções de gastos, o cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, um indicativo de que o recurso tem possivelmente sido utilizado para compras essenciais.

Mesmo o desemprego tendo ficado estável como maior motivo de endividamento quando comparado ao ano anterior, a suspensão ou alteração do contrato de trabalho pode ter afetado a capacidade financeira da população. “Quando a renda do brasileiro é cortada, seja em partes ou por completo, o cartão de crédito é o primeiro recurso para manter compras cotidianas, mesmo que isso possa se tornar uma dívida futuramente”, afirma gerente de marketing da Serasa, Matheus Moura.

Outro fator relevante é que, apesar de estarmos no meio de uma pandemia, em 2020, o endividamento com gastos de saúde não está entre os mais citados como motivo de endividamento, diferentemente de 2018 e 2019.

Motivos de endividamento 

2018 2019 2020
49% Desemprego 40% Desemprego 40% Desemprego  
20% Descontrole 21% Descontrole 14% Descontrole  
6% Saúde 11% Emprestei o nome 11% Alimentação/Gastos rotina  
6% Atraso de salário 6% Saúde 10% Emprestei o nome  
5% Alimentação/Gastos rotina 6% Atraso de salário 6% Atraso de salário  
20% Outros 17% Outros 19% Outros  

A pesquisa também aponta que oportunidades de limpar o nome, ficar livre das dívidas e voltar a ter crédito no mercado são o que interessa para o consumidor. Tendo como maiores motivos para renegociar uma dívida  ter o “nome limpo” (54%) e se deparar com uma ótima oferta para quitar o débito (24%), a Serasa tem investido em ações que apoiem o consumidor nessa jornada como o Feirão Serasa Limpa Nome, que tem ofertas agressivas com mais de 50 empresas de diversos setores que chegam a 99% de desconto.

O 26º Feirão Serasa Limpa Nome acontece até 21 de dezembro em todas as plataformas oficiais da empresa disponibilizando mais de 64 milhões de débitos com ofertas diferenciadas. Desde o início dessa edição, já foram mais de 4 milhões de dívidas negociadas.

Serviço – Canais digitais de Atendimento

– Site www.feiraolimpanome.com.br

– App google play | app store

– WhatsApp 11 99575-2096

– Ligação gratuita 0800 591 1222

SOBRE A SERASA

Desde 2012, a Serasa é o braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Em 2017, passou por uma reformulação, se tornou start-up e recebeu o propósito de lançar diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do consumidor, como Serasa Score, Serasa eCred, Serasa Premium, Serasa Ensina e Serasa Limpa Nome. A intenção de ter esses produtos é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa.

Para mais informações, visite www.serasa.com.br.