Economia

DNIT confirma que obras de duplicação da BR-163 serão retomadas em 2025

DNIT confirma que obras de duplicação da BR-163 serão retomadas em 2025

Cascavel – A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) realizou ontem (23), a primeira Assembleia Ordinária do ano. Durante o encontro, os prefeitos da região Oeste receberam a visita do superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Hélio Gomes, que deu detalhes aos prefeitos sobre as obras de duplicação da BR-163, trecho entre Cascavel e Marmelândia, distrito de Realeza.
De acordo com Gomes, um novo processo licitatório já está em andamento e o Órgão Federal espera que ainda no início do segundo semestre desse ano o contrato já esteja pronto. Segundo ele, o objetivo é que as obras devem ser retomadas no início de 2025, com previsão de conclusão para 2026. As obras de duplicação da BR-163 estão inseridas naquelas previstas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo Federal.
Ainda faltam cerca de 17 km para que as obras sejam concluídas, os principais pontos são: Contorno em Lindoeste, Viaduto Santa Lúcia e a duplicação no perímetro urbano de Capitão Leônidas Marques, bem como um outro viaduto que precisa ser finalizado naquele município.

Novela BR-163
O trecho já custou mais de R$ 743 milhões aos cofres públicos e teve assinatura do contrato para o início da duplicação dos 74 km em 2014, contudo, a obra já começou atrasada, já que começou a sair do papel somente 14 meses após a assinatura do contrato, em 2016. A duplicação deveria ter sido concluída em 2018. Após 9 anos da assinatura do contrato, as obras ainda não foram concluídas.