Cotidiano

Voluntários reforçam casas contra o frio

O Brasil Sem Frestas é um projeto social sem fins lucrativos, sem investimentos e conta apenas com trabalho voluntário

Voluntários reforçam casas contra o frio

A estação mais fria do ano se aproxima e, com ela, as preocupações de muitos moradores cujas casas frágeis nem sempre mantêm o interior aquecido. Pensando nisso, um grupo de voluntários de Cascavel abraçou a causa há cerca de um ano, quando conheceu o projeto social Brasil Sem Frestas.

Em uma ação de entrega de pizzas, ano passado, no Jardim Melissa, zona norte de Cascavel, o grupo de voluntários do projeto “Fazer o bem sempre” se comoveu com a situação de algumas casas que não tinham apenas frestas, mas buracos nas paredes. Foi então que buscaram formas de ajudar e conheceram o projeto Brasil Sem Frestas. “A princípio, era para ser uma ação só, mas eu me apaixonei pelo projeto”, conta a responsável pelo projeto na cidade, Izabel Aparecida Antunes.

O grupo tem 30 voluntários, sem contar as pessoas que ajudam na arrecadação das caixas. Dentre eles, estão as costureiras, que são parceiras na hora de confeccionar as placas aplicadas nas casas.

O projeto ficou parado durante alguns meses, por conta da pandemia do novo coronavírus, pois o grupo não possui um local para armazenar os materiais coletados, como as caixinhas de leite.

Para facilitar o processo, o grupo pede que as pessoas que forem doar caixas de leite para o projeto encaminhem as embalagens devidamente higienizadas e recortadas da maneira correta.

A importância do projeto é latente para quem ajuda, para quem recebe e para quem o conhece.

As famílias ficam gratas pelo trabalho dos voluntários, que humaniza um pouco mais suas moradias e traz conforto, além de uma sensação de acolhimento. “Sou grata porque, graças ao lindo trabalho de vocês, minha casinha ficou mais habitável”, relata Gisa, que mora no Jardim Melissa e teve sua casa “reforçada” contra o frio.

Além das famílias que são ajudadas, quem atua como voluntário também fica feliz e gosta de espalhar a mensagem por onde vai. “Eu falo para os quatro cantos do mundo que é o projeto mais lindo que já conheci na minha vida”, afirma Izabel.

Brasil Sem Frestas

O projeto nasceu em 2009 na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, quando a química Maria Luisa Camozzato se preocupou com a situação das famílias em vulnerabilidade social da região. Ela passou a pesquisar sobre as possibilidades e chegou à conclusão de que placas de caixinhas de leite – Tetra Pak -, costuradas, viram placas de isolamento térmico, capazes de resfriar ou aquecer em até 8ºC a temperatura ambiente.

O Brasil Sem Frestas é um projeto social sem fins lucrativos, sem investimentos e conta apenas com trabalho voluntário. O projeto está presente em diversas cidades no país, em estados como, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

Contato

Para doar caixinhas de leite ou contribuir com o projeto você pode entrar em contato com Izabel Antunes, ela é responsável pelo projeto em Cascavel, o telefone é (45) 99928-6183.