ANCARA ? O ministro do Interior da Turquia, Süleyman Soylu, ameaçou enviar 15 mil refugiados por mês à Europa, para surpreender negativamente as nações do continente. Ele disse que a União Europeia (UE) está fazendo jogos para prevenir a Turquia de se fortalecer, em um ataque direto a Alemanha e Holanda. A Turquia se vê numa crise diplomática com os dois países europeus, que recentemente impediram comícios em favor do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em seu território. turquia
? Eu estou te dizendo, Europa, vocês têm a coragem? Se quiserem, podemos abrir o caminho para 15 mil refugiados por mês e surpreendê-los.
Além disso, Soylu mirou especialmente os governos holandês e alemão, enquanto Erdogan não poupa ataques contra os dois países.
? Este é nosso assunto interno. Por que vocês se importam? Por que estão se envolvendo nisso? Vocês aceitaram a Turquia na União Europeia? Ofereceram apoio à Turquia no seu combate ao terrorismo? ? disse. ? Há jogos sendo jogados contra a Turquia para evitar o seu fortalecimento no futuro.
As declarações do ministro vêm dois dias após a Turquia ter ameaçado anular unilateralmente o acordo migratório de março de 2016 com a UE. O pacto permitiu reduzir consideravelmente o fluxo de migrantes e refugiados na Europa, em meio às tensões com vários países da UE.
? Podemos acabar (com o acordo) unilateralmente. Ainda não informamos nosso interlocutores (europeus), tudo está nas nossas mãos ? declarou o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, ao canal 24 TV. ? A partir de agora, podemos dizer ‘não vamos mais aplicar o acordo e está acabado’.
O ministro acusou a UE de não ter autorizado, como previsto no pacto, a liberação de vistos para cidadãos turcos na UE. O polêmico acordo, concluído em plena crise migratória, que prevê o reenvio sistemático de todos os migrantes para a Turquia, permitiu reduzir drasticamente o número de chegadas na Grécia.
Erdogan, por sua vez, afirmou que “o espírito do fascismo está desenfreado”, e acusou diretamente a Holanda de ser responsável pelo massacre de Srebrenica.
A crise diplomática se estendeu às redes sociais. Várias contas do Twitter certificadas, entre elas as da Anistia Internacional, BBC e do ministério francês da Economia, foram atacadas por hackers com mensagens em turco comparando a Holanda e a Alemanha ao regime nazista. O Twitter confirmou ter sofrido um ataque de grande envergadura.
? A Holanda não tem nada a ver com civilização, nem com o mundo moderno, foram eles que massacraram mais de 8.000 bósnios muçulmanos na Bósnia Herzegovina, durante o massacre de Srebrenica em 1995 ? acusou Erdogan em um discurso.Erdogan acusa Holanda de massacre de muçulmanos