Cotidiano

TCE-PR capacita 1,7 mil em evento comemorativo

Um público estimado em 1,7 mil pessoas participou do Fórum de Controle Externo realizado quarta-feira e ontem no Centro de Eventos da Fiep

Curitiba – O maior evento de capacitação de gestores e servidores públicos já realizado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) foi encerrado ontem e marcou a comemoração do 69º aniversário da corte, fundada em 2 de junho de 1947.

Um público estimado em 1,7 mil pessoas participou do Fórum de Controle Externo realizado quarta-feira e ontem no Centro de Eventos da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Nele foram realizados seis painéis temáticos, que totalizaram 80 horas de capacitação relativas às principais áreas da administração pública.

Os debates foram coordenados por 47 palestrantes, que são referências em suas áreas de atuação – 16 deles integrantes do corpo funcional do próprio TCE-PR. A plateia reuniu gestores e servidores das administrações municipal e estadual, estudantes, membros de entidades de controle social, profissionais e empresários que contratam com a administração pública.

“Além da função fiscalizatória e sancionadora, que temos a obrigação de cumprir, somos um importante agente de capacitação técnica dos administradores, para a melhoria da qualidade do gasto e, em consequência, dos serviços públicos”, afirmou o presidente Ivan Bonilha, fazendo questão de destacar o trabalho da Escola de Gestão Pública, unidade de educação própria do Tribunal que capacitou 12 mil gestores e servidores de todo o Paraná em 120 cursos presenciais e via internet ao longo do ano passado e outros quatro mil neste ano.

TEMAS VARIADOS

Os seis painéis do 1º Fórum de Controle Externo do TCE-PR versaram sobre os principais temas da administração e da fiscalização sobre os recursos públicos: contabilidade, licitações e contratos, obras, atos de pessoal, transferências voluntárias e participação dos empresários nas compras e contratações de serviços. A palestra de abertura do evento foi do jurista paranaense Romeu Felipe Bacellar Filho, referência nacional em Direito Público. Já a de encerramento, ontem, coube ao ministro do TCU Benjamin Zymler, que falou sobre a aplicação da Lei Anticorrupção.