LOS ANGELES – O serviço de música via streaming Spotify acusou a Apple de bloquear uma atualização do aplicativo para incentivar clientes a ir para seu próprio serviço rival, o Apple Music, informou uma fonte próxima ao assunto nesta quinta-feira, segundo a Bloomberg .
A Apple teria rejeitado a atualização após a Spotify ter começado a estimular os clientes às asisnaturas on-line ao invés de realizá-las através do sistema operacional da Apple, (iOS), disse a fonte, citando uma carta do conselheiro-geral da Spotify, Horacio Gutierrez, a seu equivalente na gigante de tecnologia, Bruce Sewell. O documento teria sido enviado em 26 de junho. Ao encorajar os usuários a entrar no serviço pelo site, a Spotify busca evitar o pagamento de 30% das inscrições mensais que é cobrado pelo iOS.
A Spotify tinha conseguido evitar a diluição de seu lucro através da cobrança de US$ 13 mensais aos assinantes do iOS ao invés dos US$ 10 que exige dos outros clientes. Mas isso tornou a escolha mais cara quando a Apple lançou o serviço Apple Music, a US$ 10 mensais, em junho do ano passado. Desde então, o novo concorrente já atraiu 15 milhões de usuários pagos contra 30 milhões do Spotify.
Representantes da Apple e da Spotify não comentaram o assunto.
A resposta da Spotify ao Apple Music foi oferecer uma assinatura de US$ 0,99 durante três meses a novos clientes através do website. Isso tornou o cenário propício para a Apple ameaçar a remover o aplicativo de sua loja virtual, segundo a carta. A Spotify lançou uma campanha para anunciar a promoção, mas também suspendeu a permissão de clientes pagarem pela App Store.