Cotidiano

Sim à vida, não às drogas e à violência

Programa Patrulha Amiga certificou os alunos que participaram do programa em 2022

Sim à vida, não às drogas e à violência

O conhecido ditado ‘é de menino que se torce o pepino’, geralmente é usado para representar uma correção, ou até mesmo certa punição a uma criança mais traquina. No entanto, quando se trata de conscientização, o mesmo ditado ganha mais verdade, principalmente quando se trata de prevenção às drogas e à violência, já que quanto mais cedo forem trabalhados estes temas, mais efetiva será a prevenção.

A escola e a família trabalham essa conscientização desde sempre e em Cascavel, desde 2018, as comunidades escolares têm um grande aliado nessa missão, que é o Programa Patrulha Amiga, que leva conhecimento aos alunos de 1º a 5º ano das escolas municipais, sobre os malefícios das drogas e más companhias, e sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência.

Em 2018, ano de criação do programa, o mesmo funcionou de forma piloto, atendendo 38 escolas municipais e passou a contemplar, já no ano seguinte, todas as escolas da Rede municipal, atendendo mais de 28 mil alunos. Atualmente o programa atende por meio do Patrulha Amiga Infantil, direcionado aos 4º anos e 5º anos do Ensino Fundamental e já foram cerca de 24 mil alunos formados até o ano de 2021.

Na manhã de hoje (16), mais de 4 mil alunos receberam a certificação pela conclusão do curso no ano de 2022. A entrega do certificado, para alunos representantes de cada escola, aconteceu no auditório da Unipar, com a a presença dos secretários municipais Marcia Baldini, da Educação, Misael Pereira Jr, da Sesd (Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas), e Pedro Fernandes de Oliveira, da Sesppro (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade).

A aluna escolhida para dar voz aos colegas formandos foi a Mariana Ambrosio, da Escola Atílio Destro, que elencou os benefícios aprendidos durante o curso desenvolvido pela Patrulha Amiga. “Durante o projeto, eu e meus meus colegas aprendemos com a Patrulha Amiga a ter uma convivência de respeito com o outro, a ter uma vida saudável, a valorizar a escola, os estudos e ainda a prevenção contra vários tipo de drogas, e com sabedoria,  “direi sempre sim à vida, com o objetivo de superar os desafios, em busca de realizar os meus sonhos”, afirmou.

O secretário da Sesppro, Pedro Fernandes de Oliveira, como profissional da Segurança Pública, falou da importante ferramenta que é prevenção. “É importante para os pais e professores e, acima de tudo é uma ferramenta para a próprias crianças aprenderem e saberem, dizer sim para o que tem que ser dito sim e não para o que tem que ser dito não”.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, também enfatizou que o programa Patrulha Amiga serve como importante apoio aos profissionais de educação, principalmente nos territórios com maiores índices de vulnerabilidade social e que precisa ser considerada uma política pública no município de Cascavel. “É necessário fortalecer este programa, tornar este um programa permanente, para que não se perca. Que seja a Patrulha Amiga um programa de estado e não somente de governo, para que outros governos que passem por aqui tenham que cumprir com este papel de prevenção ao uso de drogas  e todas as formas de violência”.

Já o secretária da Sesd, Misael Pereira Junior, além de enaltecer todo o trabalho realizado pela sua equipe e agradecer o apoio e a recepção das escolas, e parabenizar os alunos, revelou que para o próximo ano pretende realizar uma grande formatura. “Nosso grande objetivo é fazer, no ano que vem, uma formatura com todos os nossos alunos dos 5º anos, cerca de 4.300, quem sabe até 4.550 alunos, num grande local, com suas famílias”, disse.

A cerimônia de hoje contou com a presença de um aluno representando cada escola, suas famílias e representantes das escolas. Após a certificação, foram sorteados três kits com mochila e material escolar entre os alunos presentes.

Crédito: Secom