Capitão Leônidas Marques – O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
As atividades acontecem toda semana e são acompanhadas pelos instrutores credenciados, Orientadora Social, Psicóloga e Assistente Social do CRAS, com as mulheres acontece a Oficina de Realinhamento de Interiores.
Um trabalho que visa promover o equilíbrio entre habitantes e habitação usando a milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes – Feng Shui, numa abordagem livre e criativa e com um olhar sistêmico, com o propósito de oferecer e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Estão inseridas práticas de artesanato, decoupagem, pintura, jardinagem, saídas de campo, entre outras.