Cotidiano

Projeto que favorece maus pagadores expõe empresas e economia, alerta Acic

Entre os reflexos estão o crescimento da inadimplência em 40%, a forte exposição de empresas, principalmente as pequenas

Cascavel – A Acic é uma das entidades atentas ao teor de projeto do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli que, se aprovado, poderá colocar em risco a existência dos bancos de proteção ao crédito no Paraná. Inspirado em uma lei já em vigor em São Paulo, ela poderá provocar aqui efeitos negativos na economia que já ocorrem no estado vizinho.

Entre os reflexos estão o crescimento da inadimplência em 40%, a forte exposição de empresas, principalmente as pequenas, à ação de caloteiros e de maus pagadores e, consequentemente, o fechamento de muitas delas, gerando desemprego e desaquecimento econômico. Outro aspecto negativo é o encarecimento do crédito nas vendas a prazo.

Em síntese, a proposta é de os birôs de crédito enviarem aos devedores cartas de aviso com AR (Aviso de Recebimento), o que vai encarecer em mais de cinco vezes o atual custo de registro. Com isso, haverá a inviabilização de um serviço que demorou décadas para ser criado e aperfeiçoado.

Faciap e Coordenadorias de Aces, a exemplo da Caciopar, já trabalham para mobilizar deputados sobre os riscos da medida. A Acic e outras associações comerciais da região enviarão diretores a Curitiba, no início da próxima semana, para participar de audiência sobre o assunto. A mobilização e a participação dos empresários é fundamental em um momento tão delicado.