RIO- A dificuldade dos consumidores para comprar alimentos e as longas fila para entrar nas arenas da Rio-2016, no primeiro fim de semana dos Jogos, que implicaram, em alguns casos, em que os consumidores perdessem o início das competições, levaram o Procon do Estado do Rio a autuar o Comitê Organizador da Olímpiada.
Na avaliação do Procon Estadual, o Comitê não teve a preocupação necessária para que os consumidores tivessem todas as suas necessidades atendidas em relação à oferta de alimentos e ao acesso. segundo a entidade, essa falta de organização foi evidenciada, por exemplo, na fila de de um quilômetro na entrada do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.
No sábado, relata o Procon, havia apenas uma máquina de Raio-X, necessária a revista para a entrada na arena. No domingo, os espectadores chegaram a perdar duas horas para entrar na Arena de Rugby.
Nas lanchonetes, além de fila, houve relatos de falta de produtos e de troco, tanto na Barra quanto em Deodoro. Há queixas ainda sobre a não existência de pontos para alimentação, no Sambódromo e no Maracanãzinho.
? Quando os problemas aconteceram, a organização disse que tomaria as providências para que não se repetissem. Mas isso não impede que eles sejam punidos, uma vez que tinham a noção exata do tamanho dos eventos e do número de pessoas que participariam ? destaca o presidente do Procon Estadual, José Geraldo Machado.
A partir da notificação, o comitê tem 15 dias úteis para apresentar a sua defesa, quando a Rio-2016 já terá terminado. Machado explica, no entanto, que esse prazo é estipulado pro lei e que mesmo após o término dos Jogos, nda impede que seja aplicada multa, que pelo Código de Defesa do Consumidor, pode chegar à casa dos R$ 9 milhões.