Cotidiano

Patrimônio histórico: Reabertura da Igreja do Lago

Cascavel – Após mais de três anos fechada para reforma, a famosa Igrejinha do Lago, um marco histórico para o Município de Cascavel, voltará a ficar aberta para visitação a partir deste domingo.

Tombada como Patrimônio Histórico pela Lei 5.977, de 25 de janeiro de 2012, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como "Igrejinha do Lago", é uma das primeiras edificações de Cascavel, construída pela comunidade em São João d'Oeste e inaugurada em 1960 pelo então arcebispo de Toledo, Dom Armando Círio.

Em 1987, por iniciativa do então prefeito Fidelcino Tolentino, houve a transferência da igreja para o Lago Municipal na Avenida Rocha Pombo. Desde então, o local passou a ser ponto de referência turística e vem atraindo olhares do mundo todo por meio das lentes de fotógrafos consagrados de Cascavel e região.

O prédio recebeu nova pintura, troca de tábuas da fachada externa e das paredes internas, algumas partes do assoalho também tiveram que ser trocadas, assim com parte do forro, telhas e beiral do telhado. O espaço será entregue à população neste domingo, com missa a ser realizada pelo Arcebispo de Cascavel Dom Mauro Aparecido dos Santos às 18h e logo após, às 19h, o público e as autoridades poderão apreciar a apresentação do Coral Municipal com a regência de Adriano Vernuts com músicas de várias origens e épocas, do medieval ao erudito, passando pela MPB ao rock internacional, e compositores brasileiros de renome, como Ernani Aguiar e Raimundo Martins.

De acordo com Diretor de Ação e Difusão Cultural, Luciano Biaggi, a "Igrejinha do Lago" será destinada a atividades culturais em cronograma a ser estabelecido pela Secretaria de Cultura. "O resgate e a reabertura para visitação da nossa igrejinha contempla uma série de metas estabelecidas pela pasta que visam à valorização da cultura local e por consequência uma visibilidade maior do Município no âmbito regional", explica Luciano.