RIO ? Uma passagem secreta foi descoberta embaixo do palco do teatro onde as peças ?Henrique V? e, provavelmente, ?Romeu e Julieta? ? ambas de William Shakespeare ?, foram executadas pela primeira vez. A característica incomum foi encontrada em escavações no local onde funcionou o Teatro Curtain, inaugurado em 1577, um ano após a abertura do ?The Theater?, a primeira casa do tipo da capital britânica.
? A passagem poderia permitir que atores passassem sem serem vistos de um lado para outro do palco ? disse Heather Knight, arqueóloga do Museu de Arqueologia de Londres, em entrevista ao site Seeker. ? Isso levanta muitas questões de como as primeiras peças eram encenadas.
Redescoberto em 2011 atrás de um pub em Shoreditch, em East London, o Curtain está intimamente ligado a William Shakespeare. O teatro abrigou a companhia de atores Lord Chamberlain’s Men, para a qual o maior dramaturgo da história escreveu, de 1597 até a abertura do The Globe, dois anos depois.
O teatro foi citado na obra ?Henrique V? como sendo o ?wooden O?, algo como círculo de madeira. Por esse motivo, os pesquisadores acreditavam que a casa seria poligonal, parecido com o The Globe, mas as escavações mostram que o Curtain foi intencionalmente construído no formato retangular.
O palco media 14 metros de comprimento, mas apenas 5 metros de largura, formato não encontrado em nenhum outro teatro elisabetano. A descoberta levanta questões sobre o funcionamento do teatro e quais tipos de entretenimento ele deve ter abrigado.
? Será que o formato e layout incomuns do palco do Curtain influenciaram peças como ?Henrique V? e ?Romeu e Julieta? que ele (Shakespeare) escreveu antes da mudança da companhia para o The Globe? Assim como o drama, será que o espaço do palco do Curtain foi usado para outros espetáculos? ? especula Heather.