Cotidiano

Oeste tem 14 cidades já com média de 2021

Serranópolis tem ainda a melhor nota estadual na avaliação

Céu Azul – Dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados ontem pelo Ministério da Educação colocam a região Oeste como uma das melhores do Paraná no quesito educação. Isso porque no ranking das dez maiores médias do Estado três são do Oeste, liderada por Serranópolis do Iguaçu, que divide a primeira colocação com o município de Atalaia, com 8.1 pontos. Na terceira posição está Céu Azul, com 7.4 pontos e no 6º lugar Foz do Iguaçu, com 7.1 pontos.

A pesquisa projeta ainda como será o desempenho médio dos municípios brasileiros em 2021. Das 50 cidades do Oeste, 14 já atingiram ou ultrapassaram o índice, com base no ano letivo de 2015. A maior nota ainda é de Serranópolis. Para o ano passado, estimava-se uma média de 6.6 pontos, superados em 1,5 ponto. Em relação à avaliação que será feita daqui a seis anos, o município excedeu 0,9 ponto. Além de Céu Azul e Foz do Iguaçu, compõe a lista as cidades de Assis Chateaubriand (6.5 pontos), Cafelândia (6.8), Formosa do Oeste (5.8), Iracema do Oeste (6.4), Itaipulândia (6.9), Matelândia (6.6), Medianeira (7.1), Nova Aurora (6.6), Santa Helena (6.6), Santa Terezinha de Itaipu (6.7) e Vera Cruz do Oeste (6.3). 

A secretária de Educação de Céu Azul, Roseli Stadler, considera os índices regionais e também do município em que atua como satisfatórios. “É um trabalho que já apresentou bons resultados em anos anteriores, que é diário e que tem a percepção de avaliar cada criança, observando suas dificuldades e traçando estratégias para superá-las”, relata. Ela destaca ainda o comprometimento do professor como um dos fatores essenciais para melhorar os índices da educação básica. “Não desistimos do aluno e por isso conseguimos a cada avaliação ir além”, diz.

Estadual

A média entre todos os municípios da região está apenas 0.1 ponto abaixo da estadual, de 6.2 pontos. Em relação à avaliação dos alunos matriculados no 5º ano das escolas municipais do Paraná, o desempenho foi superior ao esperado, que era de 5.9 pontos. A média alcançada em 2015 seria o equivalente a daqui apenas dois anos. Para 2021, a projeção é de que o Estado atinja 6.6 pontos, 0,4 a mais do que o atual.

Entre os 9º anos, média foi de 4.6 pontos

Na avaliação dos 9º anos da rede pública de ensino, o Paraná obteve média de 4.6 pontos, abaixo do estimado, de 4.8 pontos. Já no ensino médio, que engloba os colégios estaduais, o desempenho foi de 3.9 pontos, quando se esperava uma média de 4.5 pontos. Roseli Stadler comenta que, ao contrário do que é aplicado nas gestões municipais, onde há um contato mais direto e próximo do aluno e também da família, o Estado fica aquém neste critério, já que sua relação sempre foi mais distante.

O Índice

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Ranking estadual do IDEB

Atalaia  8.1

Serranópolis do Iguaçu   8.1

Sertaneja              7.8

Céu Azul              7.4

Nova Londrina    7.4

Joaquim Távora 7.3

Bom Sucesso do Sul          7.2

Peabiru                  7.2

Rio Negro             7.2

Foz do Iguaçu     7.1