Cascavel – O Hemocentro de Cascavel está com estoque baixo de sangue do tipo A negativo. De acordo com o diretor do banco de sangue, Jean Moura, essa variação no nível dos estoques pode acontecer com frequência, conforme a demanda e a oferta. Contudo, agora, a necessidade de reposição urgente do tipo A negativo ocorre devido ao grande número de pacientes com a mesma tipagem sanguínea que precisaram dos serviços do Hemocentro no fim de semana. “O nosso chefe técnico do Hemocentro informou houve várias ocorrências de acidentes de trânsito e baleados, pacientes que precisaram de procedimentos cirúrgicos. Parte deles tinha, por coincidência, a mesma tipagem sanguínea. Nessas situações, são necessárias de 20 a 30 bolsas. Além disso, um paciente que está internado no Hospital de Retaguarda está usando a cada 48 horas duas boas de A negativo”, explica Jean.
Segundo ele, os níveis de estoque dos outros tipos de sangue estão dentro do ideal. “É importante ressaltar que não corremos risco de desabastecimento nas unidades de saúde. Temos o tipo A negativo em estoque nas agências e nos hospitais conveniados e aqui, no Hemocentro, ainda. O número de bolsas dessa tipagem baixou do ideal, acendeu o alerta para a equipe de captação, mas não está em falta”, assegura.
Acidentes
Foram registrados de sexta-feira a domingo (18), segundo o Corpo de Bombeiros de Cascavel, 23 acidentes de trânsito envolvendo motoristas e motociclistas. Três foram ocorrências graves (BR-467, Centro e Bairro Universitário), com mortes. Além disso, 13 pessoas sofreram ferimentos leves, quatro moderados e quatro tiveram ferimentos graves. Dois homens morreram baleados.
Como doar
A doação de sangue deve ser agendada no site saude.pr.gov.br/doacao ou pelo telefone (45) 3226-4549, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. Caso algum imprevisto impeça o comparecimento, a orientação é que o voluntário comunique o Hemocentro e desmarque o horário.