RIO – Os moradores de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, voltaram a viver momentos de pânico no fim da tarde desta quarta-feira. Cerca de 20 homens, que seriam moradores do Morro dos Macacos, segundo a Polícia Militar, atearam fogo em um carro na Rua Petrocostino. De acordo com o 6°BPM (Tijuca), o grupo voltou para a comunidade após o ato. Não há registros de feridos, e o comércio continua fechado na região.
O ato seria em represália pela morte de uma pessoa durante uma operação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade. Mais cedo, nove pessoas, entre elas quatro adolescentes, promoveram atos de vandalismo em ruas do bairro. O Boulevard Vinte e Oito de Setembro chegou a ser interditado, e o comércio no local fechou as portas. O Túnel Noel Rosa teve o patrulhamento reforçado.
Dois adultos foram presos em flagrante quando tentavam roubar celular do administrador de empresas Gabriel Lucena, de 31 anos, na Rua Maxwell. O grupo ateou fogo em três lixeiras na Rua Silva Pinto, um dos acessos ao Morro dos Macacos. Alguns comerciantes encerraram o expediente antes das 14h, após um grupo de pelo menos sete jovens passarem pelo bairro ordenando que as lojas fossem fechadas.
? Eles passaram gritando. Fecha, fecha! Não tive outra opção. Numa hora dessas, o desespero toma conta da gente, e como as demais lojas também fecharam as portas, eu preferi fechar e ir embora ? disse a funcionária de uma loja no Boulevard 28 de Setembro.
Segundo o comandante do 6º BPM (Tijuca), coronel Vinícius Mello, agentes foram chamados ao local e fizeram as apreensões. O policiamento foi reforçado na região, inclusive com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque).
? Houve um confronto de manhã entre policiais da UPP do Morro dos Macacos e um criminoso veio a falecer. Por isso fizeram este ato ? disse o comandante do 6º BPM.