Cotidiano

MEC 'reafirma respeito' a protesto da equipe de 'Aquarius' em Cannes

RIO — O Ministério da Educação e Cultura disse nesta quinta-feira que respeita a manifestação política do diretor Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes, e reafirmou que “a discussão” sobre cargos na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) — onde Kleber é responsável pela programação do cinema — não está em pauta no ministério.

Os boatos a respeito de uma possível exoneração do cineasta pernambucano surgiram mais cedo, após o jornal “Folha de S. Paulo” noticiar que Mendonça Filho — novo ministro da Educação, pasta que agora incorpora a Secretaria Nacional de Cultura — estava analisando o que faria com o cargo do diretor de “Aquarius”.

Antes da principal exibição do filme no festival francês, nesta terça, a equipe estendeu cartazes anti-impeachment e contra o governo interino de Michel Temer.

Kleber ocupa o cargo público comissionado na Fundaj desde 1998. A nota do MEC informa ainda não ter definido o novo presidente da fundação, “a quem caberá a tarefa de conduzir a instituição com os melhores quadros profissionais e técnicos”.

Veja a nota do MEC, na íntegra:

Diante das versões equívocas que circulam nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, em relação ao cargo do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, na Fundação Joaquim Nabuco, o Ministério da Educação e Cultura esclarece:

1 – O Ministério da Educação de Cultura reafirma o respeito ao direito de expressão de todo e qualquer cidadão brasileiro, uma vez que vivemos em plena democracia. A manifestação do cineasta Kleber Mendonça Filho durante o Festival de Cannes contrária à vinculação do Ministério da Cultura ao Ministério da Educação é democrática e deve ser respeitada;

2 – A orientação do ministro Mendonça Filho para a formação da equipe é o recrutamento dos melhores quadros técnicos e profissionais nas áreas de educação e cultura. Entendemos que educação e cultura não têm partido, nem ideologia e devem ser conduzidas com políticas públicas que tenham como objetivo final o atendimento ao cidadão;

3 – O Ministério da Educação não definiu o nome do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, a quem caberá a tarefa de conduzir a instituição com os melhores quadros profissionais e técnicos. Portanto, essa discussão sobre cargos na Fundação Joaquim Nabuco não está em pauta no Ministério. Será definido pelo novo presidente da Fundação;

4 – Por fim, reconhece a importância e a dimensão do cinema pernambucano e nacional para a cultura do Brasil, assim como o talento do cineasta Kleber Mendonça Filho.