Cotidiano

Maripá busca novos canais à comercialização de peixes

Para evitar prejuízos, associação e prefeitura auxiliam na busca por alternativas

Maripá – Não é por acaso que Maripá se tornou o maior produtor de tilápia em tanques escavados por metro quadrado de lâmina de água do Paraná. A produção do município cresce em ritmo forte e se projeta como vocação econômica local.

No entanto, os piscicultores enfrentam alguns problemas na comercialização. Para evitar prejuízos, a Aquimap (Associação dos Aquicultores de Maripá) e a prefeitura auxiliam na busca por alternativas seguras de canais de comercialização.

Para isso, uma comitiva esteve em Navegantes (SC) para uma visita técnica à indústria Costa Sul Pescados. A comitiva foi formada pelo prefeito Anderson Bento Maria, pelo presidente da Aquimap Geraldo Gustavo Mauer, pelo engenheiro de pesca Cleiton Manske, pelo assessor de planejamento do município Altair João Pandini e pelos secretários Rodrigo Schanoski e Jonis Spagnol.

O interesse partiu da própria empresa, que fez o convite para a visita. Segundo o assessor de planejamento do município e vice-presidente da Aquimap Altair João Pandini, a empresa tem a intenção de diminuir a captura de pescados do mar, substituindo o peixe de água salgada pelo de água doce.

“O frigorífico pretende adquirir 50 toneladas de tilápia por semana dos piscicultores maripaenses. Em reunião com os diretores da indústria foi manifestado o interesse que a comercialização seja feita por meio da Aquimap”, ressalta Pandini.

Empresas com 25 anos de tradição

A Costa Sul atua há 25 anos no mercado de pescados. Suas instalações compreendem 16,5 mil metros de área construída, de alta tecnologia, e seguidos de investimentos em seu parque industrial. Atualmente, a empresa conta com câmaras de estocagem com capacidade de aproximadamente sete mil toneladas.

De acordo com o prefeito Anderson Bento Maria, a piscicultura se tornou uma forte atividade econômica do município e tem chamado atenção de empresas do ramo.

“Os representantes do frigorífico demonstraram interesse em conhecer a região e realizar possíveis investimentos na construção de um frigorífico em Maripá”.