SÃO PAULO – A Justiça Eleitoral proibiu um festival de música que contaria com a participação de Otto, Tiê e Edgar Scandurra e aconteceria neste sábado na Praça Roosevelt, em São Paulo. Segundo a representação do Ministério Público Eleitoral, o texto de divulgação do evento citava a necessidade de evitar a ameaça de retrocesso que seria representada pelos candidatos “Marta, Russomano e Dória. O juiz entendeu que há um ?claro cunho eleitoral na reunião?.
A legislação eleitoral proíbe ?qualquer propaganda política mediante radiodifusão, televisão, comícios ou reuniões públicas? de 48 horas antes das eleições a 24 horas depois. No evento sobre o Festival #ResisteSP no Facebook, cerca de 3 mil pessoas informaram que compareceriam à reunião. O texto que estava disponível na rede social às 16h desta quinta-feira não citava o nome de nenhum candidato.
Apesar disso, o convite para o festival cita bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT), como o incentivo às bicicletas, os ônibus 24h e o Passe Livre para estudantes. O evento teria um escopo maior que só as eleições. Diz o convite: ?Venha ocupar a Praça. É um chamado público para todas/os que, como nós, querem que o conservadorismo não avance e possamos juntos/as construir uma cidade mais humana?.
Antes da decisão judicial, na tarde desta quinta-feira, o festival tinha conseguido autorização da prefeitura. Na internet, apoiadores do festival dizem que a festa não foi cancelada.
Em 2012, dois shows semelhantes aconteceram na Praça Roosevelt. A dois dias do primeiro turno, ocorreu o ?Amor, sim. Russomanno, não?. A uma semana do segundo turno foi vez do ?Existe Amor em SP?, com shows do Criolo e da Gaby Amarantos.