Cotidiano

Indicado de Trump para chefiar Marinha desiste de nomeação

philip-bilden.jpgWASHINGTON – O indicado de Donald Trump para secretário da Marinha, Philip Bilden, retirou sua candidatura ao cargo. Empresário e ex-agente de Inteligência militar do Exército, ele alega que não teria como superar conflitos de interesses.

?Não teria como satisfazer os requerimentos do escritório de ética do governo sem prejudicar indevidamente os interesses financeiros privados da minha família?, argumentou em nota. Bilden se aposentou recentemente do cargo de CEO sua empresa de investimentos.

O secretário de Defesa, Jim Mattis, anunciou que recomendará um novo candidato a Trump.

O indicado de Trump ao Exército, Vincent Viola, também desistiu por conflitos de interesse. Viola foi um dos primeiros escolhidos para o Gabinete de Trump, aceitando o convite do republicano mais de um mês antes do início do novo governo. Ele fez sua fortuna, estimada em US$ 1,8 bilhão, após fundar a Virtu Financial, uma empresa de comércio de alta frequência. Depois, comprou a equipe de hóquei Florida Panthers. Seu patrimônio provocou complicações para que o Pentágono desvendasse se a nomeação resultaria em um conflito de interesses.

Após Michael Flynn se demitir do cargo de assessor de Segurança Nacional, com um mês de governo, o escolhido para substitui-lo, Bob Harward, recusou o cargo. Por sua vez, o indicado ao Trabalho, Andrew Puzder, desistiu após um escândalo por ter tido uma faxineira imigrante ilegal por anos.