Cotidiano

Índia abre mercado para a carne suína brasileira

São Paulo – O presidente da Abpa (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, comemorou a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil, conforme anúncio feito na terça-feira pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

De acordo com Turra, as negociações entre brasileiros e indianos para a viabilização das exportações de carne suína estavam na pauta das relações comerciais dos dois países havia quatro anos, a partir de um pedido feito pela Abpa ao governo brasileiro. A agilização das tratativas ocorreu após visita do ministro Blairo Maggi à Índia.

“Se por um lado é uma vitória para o Brasil, por outro é o reconhecimento da capacidade brasileira de ofertar alimentos com excelência acerca da qualidade dos produtos e do preservado status sanitário, especialmente neste momento em que diversas nações produtoras sofrem com incontáveis focos de peste suína africana”, analisa o presidente da Abpa.

País com a segunda maior população mundial, com 1,3 bilhão de habitantes, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima de 6%, de acordo com o Banco Mundial, a Índia é um dos mais ambicionados mercados para o setor de proteína animal mundial, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da Abpa. “Com uma renda per capita crescente, o país passa por um intenso processo de urbanização, o que gera a necessidade de oferta de produtos e uma natural migração do consumo, com maior presença de proteínas animais na composição da cesta de alimentos. Nesse contexto, o setor brasileiro buscará preencher lacunas não ocupadas pelos produtores locais, como o food service para hotéis e outros nichos de mercado emergentes”, destaca Santin.