SÃO PAULO.Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a disputa pela prefeitura de São Paulo. No segundo lugar, há empate técnico entre Marta Suplicy (PMDB), com 10%, Luiz Erundina (PSOL), com 8%, o atual prefeito Fernando Haddad (PT), com 7%, e João Doria (PSDB), com 6%.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, realizado entre os dias 16 e 19 de junho, foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de SP (Setcesp) e ouviu 602 eleitores.
Em sexto lugar na pesquisa, aparecem Andrea Matarazzo (PSD) e o Pastor Marco Feliciano (PSC), com 4%. Delegado Olim (PP) obteve 3% das intenções de voto. Major Olímpio (SD) e Roberto Tripoli (PV) são citados por 2% cada um. Láercio Benko (PHS), Levy Fidelix (PRTB), Denise Abreu (PMB), Marlene Campos Machado (PTB) e Ricardo Young (Rede) tiveram 1% ou menos das intenções de voto.
Outros 21% dos eleitores declararam que pretendem votar em braco ou nulo. Já 5% disseram estar indecisos.
Em outro cenário com apenas seis candidatos, Russomanno aparece com 34%, seguido por Marta com 13%, Erundina com 9%, Haddad e Doria com 8% cada um e Matarazzo com 6%.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre rejeição. Haddad foi o mais citado: 46% disseram que não votariam no prefeito de jeito. Marta é rejeitada por 42%. Feliciano é citado por 31% e Erundina, por 29%. Já 24% disseram que não votariam em Russomanno de jeito.
O Ibope ainda perguntou aos eleitores sobre a gestão de Haddad. Para 55% a administração do petista é ruim ou péssima. Outros 33% consideram a gestão regular. Apenas 12% dos eleitores disseram avaliar o governo como ótimo ou bom.