RIO ? Geraldo Julio (PSB) continua na liderança das intenções de voto em Recife, com 39%, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, pelo Ibope. Em segundo lugar, está o ex-prefeito e candidato do PT, João Paulo, com 29%.
O tucano Daniel Coelho aparece em terceiro, com 15%. Priscila Krause (DEM) tem 3%; Edilson Silva (PSOL), 2%; e Carlos Augusto (PV), 1%. Brancos e nulos somaram 8%. Não souberam responder, 3%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ?Folha de Pernambuco?. O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 22 e 25 de setembro, no Recife. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-02941/2016.
No levantamento anterior, realizado entre os dias 9 e 13 deste mês, Geraldo Julio tinha 38%; João Paulo, 27%; Daniel Coelho,13%; Priscila Krause, 4%; Edilson Silva, 3%; Carlos Augusto, 1%. Pantaleão e Simone Fontana não atingiram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos eram 10%, enquanto indecisos eram 4%.
Na primeira pesquisa, divulgada em agosto, no entanto, o candidato petista aparecia na frente com 27% das intenções de voto, enquanto Geraldo Julio estava em segundo, com 26%.
O Ibope ainda fez três simulações de eventuais segundos turnos. A primeira entre Geraldo e João Paulo. O atual prefeito e candidato à reeleição pelo PSB ficaria com 50% dos votos contra 35% do petista, segundo a pesquisa. Brancos e nulos somaram 11%, e 4% dos entrevistas não responderam.
A segunda simulação foi feita entre o tucano Daniel Coelho e João Paulo. Os dois aparecem empatados com 42% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 12%. Não responderam, 4%.
O terceiro cenário inclui Coelho e Geraldo Julio. O prefeito seria reeleito com 49% dos votos, segundo levantamento, contra 32% do tucano. Brancos e nulos somaram 14%. Não responderam, 5%.