Cotidiano

Hillary Clinton adverte contra epidemia de notícias falsas

Senate Reid FarewellWASHINGTON ? A ex-candidata presidencial Hillary Clinton advertiu na quinta-feira contra uma epidemia de notícias falsas, durante um ato em homenagem ao senador de Nevada Harry Reid, no Capitólio.

? Agora está claro que as chamadas notícias falsas podem ter consequências no mundo real ? disse Hillary na quinta-feira.

A democrata referia-se a um incidente em que um homem disparou vários tiros dentro de uma pizzaria em Washington, numa ação que se tornou o centro de uma história de falsa conspiração.

De acordo com Hillary, ?não se trata de política ou partidarismo. Vidas de pessoas normais que tentam viver para fazer seu trabalho, contribuir para suas comunidades?.

A história levou à demissão de Mike Flynn Jr., ex-membro da equipe de transição e filho do conselheiro de Segurança Nacional do presidente eleito Donald Trump. Flynn Jr. divulgou no Twitter uma série de teorias da conspiração. Em uma delas, ele vinculou o restaurante de Washington à campanha da democrata e a uma rede de pedofilia.

A história motivou um jovem a entrar armado com um fuzil no restaurante para ?investigar? pessoalmente o caso, chamado pela imprensa de ?Pizzagate?. O proprietário do estabelecimento comercial e seus funcionários receberam ameaças de morte.

Flynn Jr., de 33 anos, era responsável por organizar a agenda e administrar temas burocráticos para o pai, o general da reserva Mike Flynn. Ambos compartilharam notícias falsas alegando que Hillary cometeu crimes e publicaram mensagens no Twitter com conteúdo islamofobófico.