RIO – A montadora Fiat Chrysler Automobiles, sob investigação de autoridades americanas sobre dados de vendas de veículos, afirmou que vai revisar a maneira como relata os números a partir deste mês. Sob o método revisado, as altas de vendas teriam terminado em setembro de 2013, disse a empresa. Até junho, ela anunciara aumentos em 75 meses consecutivos.
As vendas anuais totais desde 2011 sob o novo sistema estão dentro de cerca de 0,7% dos números registrados anteriormente, informou a montadora. O novo método da companhia para os resultados mensais não incluirão mais um número ?reserva? que historicamente era incluído no dado sobre frota e outras vendas varejistas. Além disso, o documento vai incluir o número de transações ?desfeitas?, nas quais um veículo é retornado, de acordo com comunicado nesta terça-feira.
A montadora afirmou na semana passada que estava cooperando com as investigações da Securities and Exchange Commission (SEC, órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos) e do Departamento de Justiça sobre suposta inflação dos dados de venda. O inquérito segue duas ações civis abertas em Chicago que questionam as informações da companhia, alegando que a montadora maquiou as entregas de carros nos EUA através do pagamento de revendedores para relatar vendas mais volumosas do que realmente foi.
? A Fiat Chrysler reconheceu que qualquer imprecisão na relação de vendas mensais não afetará receitas, o que é um ?plus? ? disse Michelle Krebs, analista sênior da consultoria Autotrader. ? Ainda assim, é prudente que a Fiat Chrysler revise seus relatórios mensais para ser o mais preciso possível. Alguns têm se surpreendido quando os relatórios com dados melhores do que qualquer projeção, levantando questões sobre o rigor.
A montadora afirmou nesta terça-feira que seu processo de relação revisao vai produzir ?a melhor estimativa disponível do número de veículos vendidos nos EUA a consumidores finais até o fim de um mês específico?. O método vai levar em conta três elementos: o relatório de vendas de revendedores no país; vendas de frotas entregues pela FCA nos EUA e outras vendas varejistas, incluindo as realizadas em Porto Rico.
REGISTRO DE RECEITA
A unidade americana da Fiat Chrysler, como outras montadoras, registra receita quando um veículo é enviado a revendedores, em vez de quando o carro ou caminhão é vendido a um consumidor. Como resultado, ?o processo de relatar vendas varejistas mensalmente não tem impacto na receita registrada pela FCA em seus balanços financeiros?, disse a empresa em comunicado.
A FCA afirmou que, ao avaliar práticas de relação de vendas, não encontrou um padrão global. Concorrentes nos Estados Unidos usam ?abordagens amplamente similar?, informou a montadora.
A Fiat Chrysler disse que ?considerou seriamente? interromper os relatórios mensais nos EUA e, no lugar disso, contar com resultados financeiros trimestrais. Mas a companhia informou que decidiu que os dados são benéficos para o mercado e que ?suspender a relação mensal teria impacto nesse círculo e possivelmente poderia prejudicar a percepção, e por sua vez a percepção do público, sobre a FCA EUA?.