MADRI – A procura dos investidores por um porto seguro para seu capital em meio às incertezas após a decisão do Reino Unido de deixa a União Europeia (UE) é tão intensa que até a Espanha, um dos países mais afetados pela crise do euro, emitiu títulos públicos com taxas negativas.
O Tesouro Público da Espanha captou nesta quinta-feira ? 3,077 bilhões em títulos de três anos, cinco anos e 30 anos, com juros abaixo dos válidos em emissões anteriores e taxas negativas pela primeira vez para títulos de três anos.
Na prática, ao comprar um título com juro negativo, o investidor empresta dinheiro ao governo, mas receberá, ao fim do período, menos do que o valor original. Quando entra na conta a inflação desses anos, o prejuízo é ainda maior.
No caso dos bônus de três anos, a captação desta quinta-feira somou ? 1,715 bilhões, com juros de -0,061% ? ante taxa positiva de 0,154% na emissão anterior, realizada em 16 de junho.
Outros ? 907,18 milhões vieram dos títulos de cinco anos, que, embora ainda com rendimento positivo, teve os juros reduzidos em relação à emissão de 7 de julho: 0,238% agora, contra 0,256% no início do mês.