AP – A APWorks, uma subsidiária da fabricante de aviões Airbus, apresentou nesta sexta-feira na Alemanha uma moto elétrica que foi fabricada em uma impressora 3D. A impressora, explica a Airbus, derrete partículas de liga de alumínio, que vão formar as partes da moto.
Batizada de Light Rider, ela pesa 35 quilos, 30% mais leve do que uma motocicleta elétrica produzida convencionalmente, segundo a empresa. E o quadro pesa meros seis quilos. A leveza é explicada pelo tipo de alumínio usado e pela forma vazada da estrutura. As empresas garantem que, apesar da leveza, a moto é resistente, em função do design usado.
Ela é equipada com motor elétrico de 6kW que a empresa promete ser capaz de levar a moto de zero a 80km/h em questão de segundos ? embora não esclareça quantos segundos são. Com a bateria totalmente carregada, ela tem autonomia de 60 quilômetros.
A Light Rider não será vendida em larga escala, mas apenas em uma edição limitada a 50 unidades, que custarão ? 50 mil cada uma, fora os impostos.