Cotidiano

Desperdício na Horta Municipal?

O destino do alface da Horta Municipal, que fica no Bairro Santa Cruz, em Cascavel, rendeu muita polêmica. Uma moradora daquela região entrou em contato com a reportagem do Hoje News para denunciar o desperdício e a destruição de hortaliças no local.

Revoltada, a mulher, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que existem canteiros grandes de alface que estão sendo destruídas pelos funcionários que passam a grade com o trator sobre as verduras. Isso porque as folheosas passaram do tempo para consumo.

Outro denunciante disse que seriam cerca de 4 mil pés da hortaliça estragados e que boa parte teria sido levada ao Zoológico Municipal para alimentar os animais.

A revolta dessa vizinha era maior porque seu marido teria ido até a Horta para pegar verdura para o consumo da família, mas que teria sido impedido pelos funcionários, e até a Guarda Municipal fora chamada para retirá-lo do local. A moradora diz que a prática de destruir verduras que passaram do ponto é comum e que ela mesma já viu isso várias vezes.

A reportagem do Hoje News foi até o local e confirmou que existem canteiros de alface que já não servem para o consumo, e que há um canteiro em que a terra foi revirada recentemente, no qual aparecem pedaços de folhas verdes. Na manhã ontem, mesmo com chuva, havia funcionários fazendo a colheita das hortaliças.

Nas redondezas, a reportagem conversou com outro vizinho, o qual disse ter acesso aos produtos já há cinco anos, sem transtornos.

legenda:

Moradores afirmam que alface estaria sendo destruída por funcionários

O que a prefeitura diz

A prefeitura admitiu a perda das hortaliças, mas atribuiu o problema ao excesso de chuva das últimas semanas, que danificaram a alface, a qual é bastante sensível às ações do clima. Também disse que o que foi destruído pelo trator para a preparação da terra foram plantas que apodreceram no pé e que não havia mais como aproveitar.

Quanto à retirada das hortaliças ontem pela manhã, a prefeitura afirmou que foram enviadas a escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) para ser utilizada na merenda. Contudo, negou que tenham sido levadas para o Zoológico.

A situação envolvendo a Guarda Municipal não foi confirmada.

O Município afirmou ainda que o que é produzido na horta, além de abastecer a merenda escolar, também é doado a entidades cadastradas, como o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

Além disso, informou que a comunidade tem livre acesso aos produtos para consumo, mas que para isso é preciso fazer cadastro no local.

A Horta Municipal de Cascavel fica na Rua João Berlando, entre as Ruas Tamoios e Cuiabá, no Bairro Santa Cruz.