RIO- Há cerca de quatro meses, fãs do cantor Justin Bieber acampam em frente à Apoteóse, no Rio de Janeiro, onde acontece hoje à noite o show do cantor. No entanto, a música que encanta essas pessoas parece não ter nenhum efeito em parentes próximos dos humanos: os chimpanzés. Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York revelou que seja música clássica ou música pop, canções não têm nenhum efeito positivo sobre o bem-estar desses animais. chimpanzé
O estudo, publicado na revista Plos One observou como a música impactou o comportamento de macacos do Zoológico de Edimburgo e do Centro Nacional de Atenção aos Chimpanzés, no Texas. Para viabilizar a pesquisa, os cientistas criaram uma espécie de “Chimpanzé Jukebox”, que possibilitava os animais escolherem o tipo de música- clássica ou pop rock- ou ficar em silêncio.
No catálogo disponível, os chimpanzés podiam escolher canções de autoria de Mozart, Beethoven, Adele e Justin Bieber, entre outros.Mas, mesmo com uma gama variada para escolha, o estudo concluiu que nem um estilo nem outro tem impacto positivo sobre os animais. O silêncio também não apresentou mudanças satisfatórias no comportamento dos chimpanzés. Por outro lado, as variações sonoras também não implicam efeitos negativos.
“Estes resultados sugerem que a música não é algo que seja relevante para os chimpanzés em cativeiro. As conclusões também destacam a possibilidade de que a apreciação da música seja uma característica exclusivamente humana” afirmou a pesquisadora Emma Wallace.
Outros estudos já haviam mostrado que orangotangos em cativeiro eram incapazes de distinguir música de um ruído digital codificado.