RIO – Críticas ao presidente americano Donald Trump foram destaque nos anúncios do Super Bowl, a decisão da temporada da NFL, a liga de futebol americano dos EUA. Comerciais defenderam a imigração e o multiculturalismo, como foi o caso da Coca-Cola e da Budweiser, mas também fizeram piada com o cabelo de Trump, como a fabricante de produtos de cabelo 10 Haircare.
?América, seguimos para pelo menos quatro anos de cabelos horríveis. Então cabe a você decidir se faz sua parte e compensa isso com um cabelo maravilhoso?, diz o texto do anúncio de 30 segundos que mostra pessoas de diferentes perfis e cabelos.
Em um tom mais sério, a fabricante de cervejas Budweiser defendeu a importância da imigração em seu comercial de 60 segundos, lembrando a história do fundador Adolphus Busch. Não houve referência direta a Trump, mas a conotação política ficou clara.
MURO
Já a Coca-Cola conseguiu causar sensação nas redes sociais mesmo ao exibir um comercial antigo, de 2014, que celebrava o multiculturalismo. Com o nome ?É bela?, o anúncio traz pessoas cantando a música ?América a bela? em muitas línguas, com pessoas de feições.
?Foi ótimo para a Coca veicular um anúncio antigo porque hoje é ainda mais relevante do que era em 2014, quando foi inicialmente veiculado. Foi um movimento sábio da marca ao reembalar uma antiga mensagem, já que não pode dizer que é reacionária?, afirmou, ao ?New York Times?, a diretora-executiva de J. Walter Thompson, Lynn Power.