Cotidiano

Comercial diz até breve para nadadora Laurinha

Cascavel – Atleta que conquistou títulos estaduais, nacionais e internacionais em 2015 e 2016, antes mesmo de completar 15 anos de idade, Laura Paludo foi homenageada ontem pela Associação Atlética Comercial, clube que defendeu nos últimos sete anos e que deixa agora para nadar pelo Grêmio Náutico União de Porto Alegre (RS).

A jovem recebeu uma placa do clube antes de viajar para passar uma temporada vivendo e treinando na capital gaúcha. “É uma singela homenagem à nossa atleta Laurinha, que é um orgulho para nós. Pode num primeiro momento parecer que estamos entristecidos com sua saída, mas estamos muito felizes porque temos certeza de que ela alcançará postos ainda maiores, como já fez representando o clube, os patrocinadores, o Município, o Estado e País. Essa homenagem é singela perto do que ela merece”, disse na homenagem o presidente do Comercial, Dionizio Dudek.

O diretor Marco Antônio de Souza lembrou a trajetória de Laura no clube e deixou as portas abertas para o retorno da nadadora. “É uma menina que começou no esporte aqui, há sete anos. Começou com o [professor] Luizinho e depois foi treinar com o Rui. Não é de se surpreender que em 2020 ela esteja na Olimpíada. Quando o atleta começa a se destacar, o clube fica pequeno, a cidade fica pequena, o Estado e o País ficam pequenos. Ela já esteve no Chipre e em Portugal e terá sempre abertas as portas do Comercial”, disse.

A mesma linha de raciocínio seguiu o diretor de marketing, Moacir Lucietto. “O clube não é formador de atletas e não é seu intuito segurar atletas, e sim formar uma base e encaminhar para uma profissionalização no esporte. É uma forma de retribuir o talento que eles têm. E mesmo se o esportista não for de ponta, será um cidadão de bem para sociedade”, declarou.

Atleta se diz ansiosa

Ainda com 14 anos de idade, Laura Paludo se diz ansiosa com a mudança. “Já treinei lá [Grêmio Náutico União] algumas vezes e minha família por parte de mãe é de lá [Porto Alegre]. Gosto bastante da cidade e do clube, que tem uma estrutura muito boa, com várias piscinas e uma academia boa, tudo bem grande. Também tem vários atletas que se destacaram por lá em 2016. Estou muito esperançosa, muito ansiosa e feliz com essa mudança. Acho que vai dar tudo certo com muita dedicação e empenho”, afirmou.

Família apoia a mudança

A mudança de cidade e o distanciamento para se dedicar ao esporte não são novidades para a família Paulo. Afinal, Laura é filha do ex-jogador de futebol Denilson, que defendeu Cascavel, Paraná Clube, Internacional e Yokohama Flügels do Japão após deixar os pais em Dois Vizinhos, aos 16 anos de idade. “Nós vamos ficar com bastante saudade. Já vivi esse momento no futebol e isso é que mais vai pesar. Na água ela não terá problema, fará amigos e seguirá se dedicando aos treinos e às competições. Enquanto isso nós vamos levando daqui, da melhor maneira possível. É normal esse momento de separação quando se escolhe o caminho do esporte. Ela tem um sonho e nós não podemos interromper esse momento, temos que dar apoio. Ela está atrás de um sonho, assim como eu tinha o de ser jogador e meus pais me apoiaram, não tinha com eu não apoiá-la. Fazemos aquilo que podemos fora da piscina, porque quando ela cai na água é com ela, não podemos fazer mais nada”, disse o pai.