LONDRES ? A rainha britânica Elizabeth II cancelou sua tradicional viagem de Natal à sua casa de campo em Sandringham porque ela e seu marido sofrem de um forte resfriado, declarou nesta quarta-feira um porta-voz do palácio de Buckingham. Estava previsto que a rainha de 90 anos e seu marido Philip, de 95, pegassem o trem de Londres a Norfolk, no leste do país, cumprindo uma tradição anual.
A polícia e os funcionários da Casa Real esperavam a monarca na estação, mas repentinamente avisaram à imprensa que a viagem havia sido cancelada.
“A rainha e o duque de Edimburgo sofrem fortes resfriados, então decidiram não viajar hoje a Sandringham”, disse o porta-voz em um comunicado.
A rainha e o príncipe Philip já celebraram seu almoço familiar de Natal na terça-feira no Palácio de Buckingham, acompanhados de seu filho e herdeiro ao trono, o príncipe Charles, e de seu neto e segundo na linha de sucessão, o príncipe William.
Na terça-feira, a Casa Real anunciou que Elizabeth II deixava parte de suas obrigações ao ceder o patronato de 25 organizações e associações beneficentes a outros membros da família real. Entre as 25 associações cujo patrocínio será cedido a outros membros da família real estão a Battersea Dogs Home (defensora dos cães), a Blinds Veterans UK (de veteranos cegos), o Festival Internacional de Edimburgo, a Save The Children UK, a Royal Geographical Society e a Rugby Football Union.
Elizabeth II atendeu a 393 compromissos oficiais em 2014 e 341 em 2015, segundo os meios de comunicação britânicos.