Equipamentos que permaneciam encaixotados na sede do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) dentro de alguns dias entrarão em funcionamento.
A aquisição dos aparelhos eletroneuromiógrafo, colposcópio e esteira ergométrica ocorreu há quatro anos para a estrutura da nova sede do Cisop, mas devido ao atraso nas obras, não houve a possibilidade de serem utilizados.
Devido à conclusão da estrutura estar prevista para 2018, um convênio foi assinado entre o prefeito Leonaldo Paranhos e o prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, atual presidente do Consórcio, para que os equipamentos permaneçam na cidade e atendam pacientes de toda a região.
“Foi uma decisão da diretoria do Cisop e já que Cascavel é responsável por 55% dos serviços e da disposição financeira, deixaremos dois equipamentos na sede no CAE [Centro de Atendimento de Especialidades] e um no Cedip [Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias]”, afirma Paranhos.
Cerca de mil pacientes que aguardam na fila deverão ser chamados. “São aparelhos de grande custo e que realizam exames importantes de eletroneurobiografia, no cólo do útero e de testes cardíacos de esteira”, ressalta o presidente do Cisop.
Nova sede
Para retomar as obras abandonadas, a diretoria do Consórcio deve apresentar novo projeto e abrir licitação. “Estamos correndo contra o tempo para licitar novamente o projeto para retomar a obra e temos prazo até julho de 2018 para concluí-la, mas acredito que vamos conseguir”, destaca Santos.