Cascavel – Um grupo de 60 recenseadores aprovado no último teste seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou ontem (23) um treinamento que vai até o próximo sábado (27) e a partir disso, vai incorporar a equipe de recenseadores que já estão trabalhando em Cascavel desde o dia 1º de agosto. Até ontem (23), já foram totalizadas cerca de 18 mil entrevistas em Cascavel e a expectativa é que até o fim dos trabalhos, cerca de 105 mil domicílios sejam visitados.
De acordo com Lucas Cortez Gresele, coordenador do Censo em Cascavel, a cidade tem uma meta de trabalhar com 288 recenseadores, mas os trabalhos do Censo 2022 foram iniciados com um total de 170 pessoas por falta de pessoal para assumir as vagas. Já nos primeiros dias de entrevistas, o número caiu para 140 recenseadores e com este novo grupo, a partir da próxima semana devem ser pelo menos 200 pessoas nas ruas realizando os trabalhos.
Segundo Gresele, além disso, já na próxima semana o IBGE de Cascavel estará ainda realizando o chamamento do cadastro de reserva para tentar contratar ainda mais recenseadores, já que a falta de profissionais pode acabar provocando atraso no cronograma que estipula outubro como prazoi máximo para concluir o levantamento. “Nem todos que se inscrevem se adaptam aos trabalhos, por isso, acaba tendo desistência e temos que ir substituindo. Nas próximas etapas vamos convocando e realizando o treinamento em grupos menores”, explicou.
Dificuldades
Sobre os trabalhos, o coordenador disse ainda que o andamento é positivo, mas os recenseadores estão enfrentando alguns problemas, principalmente no caso de condomínios em que os síndicos acabam colocando alguns empecilhos, e também, em algumas residências em que o morador não aceita nem receber os recenseadores. “Nos casos de recusa não temos o que fazer. Nesses casos e nos condomínios, haverá uma nova visita pelo supervisor para fazer uma nova tentativa”, disse.
Em alguns casos o recenseador acabou recebendo ameaça verbal do próprio morador. “É importante reforçar que estamos fazendo o nosso trabalho e quanto mais entrevistas fizermos, mais os números estarão próximos da realidade”, salientou. Além de responder ao próprio recenseador, o morador tem a opção de responder por telefone ou pela internet. De acordo com Gresele, dos 18 mil questionários respondidos em Cascavel até agora, apenas 50 foram pela internet.
Sobre os trabalhos
Os recenseadores estão identificados com colete azul com o nome do instituto, crachás e smartphones com uma capa azul. É importante que os moradores recebam os recenseadores e respondam a pesquisa que é rápida, levando cerca de 5 minutos para ser concluída. Apenas 10% dos moradores é que serão selecionados para uma pesquisa um pouco mais extensa e que vai levar cerca de 20 minutos, que é por amostragem e faz parte do Censo.
As respostas serão preenchidas no smarthphone do recenseador e já irá para a base de dados do IBGE. Cascavel foi dividida em seis territórios, cada um com um coordenador e com o seu grupo que terá que ir de casa em casa até preencher todos formulários. Quando nenhum morador estiver em casa, será deixado uma folha com o nome e o telefone do recenseador para que marque um horário para responder a pesquisa.
Central de atendimento
O Censo 2022 conta com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país. O CAC, disponível via 0800 721 8181, tem 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone, assim como no Censo de 2010.
O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.
Opções para responder
O levantamento do Censo 2022 funciona da seguinte forma: após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.
Também é possível o preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC (Centro de Apoio ao Censo) também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.
Foto: ABR