Cascavel – O Brasil caminha a passos largos para se tornar muito em breve, modelo em eficiência energética para o Brasil e mundo. Não diferente é o Paraná, um dos estados com mais investimentos nesta área no País, seja na cidade ou no campo. Diante dessa realidade, a Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), juntamente com a FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), IDR-Paraná, Sindicato Rural de Cascavel e Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel), realiza de 26 a 28 de outubro, a 1ª Feira Paranaense de Energias Renováveis, no Centro de Convenções e Eventos. Durante os três dias, a programação se estenderá das 14h às 21h, reunindo especialistas no assunto, empresas do segmento, instituições financeiras e o consumidor em geral. A entrada é franca.
O primeiro dia será dedicado a palestras sobre energia solar. No segundo, será a vez de debater temas relacionados à energia de biomassa e no terceiro e último dia, as palestras serão ministradas por empresas participantes e Codesc, com foco na segurança energética, com o objetivo de demonstrar a viabilidade financeira das energias renováveis.
Para o presidente da Areac, o engenheiro agrônomo Cesar Veronese, a feira será uma oportunidade singular para empresários, produtores e público em geral, por meio de palestras técnicas e estandes, conhecerem todo o potencial deste segmento no Brasil. “Será um grande marco para Cascavel e ao Paraná na utilização dessas energias sustentáveis”.
Sustentabilidade
A sustentabilidade deixou de ser um mote de campanhas publicitárias para virar realidade no Brasil. Dentro deste pensamento, o setor de energias renováveis é um dos mercados que mais se desenvolve no Brasil, devido à diversificação de vertentes. São exemplos de fontes renováveis a hídrica (água dos rios), solar, eólica (ventos), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (interior da Terra) e oceânica (marés e ondas).
As energias alternativas se constituem no uso de recursos naturais disponíveis em abundância e ciclicamente renovados pela natureza. As energias limpas geram menor impacto no meio ambiente, em comparação com as fontes convencionais e produzem menos GEE (Gases de Efeito Estufa). Para se ter uma ideia do potencial de energia solar, segundo estimativas, se toda a energia do sol pudesse ser aproveitada, ela seria capaz de gerar mais de 1.800 vezes a energia consumida no mundo.
Crescimento
O evento em Cascavel ocorrerá em um momento em que o Brasil ultrapassa a marca histórica de 18 gigawats de potência instalada de energia solar. Conforme recente mapeamento, de janeiro a agosto deste ano, a energia solar cresceu 38,4%. A energia solar já é a terceira matriz energética da matriz elétrica brasileira.
Por sua vez, a energia hídrica utiliza como fonte as águas dos rios. É a energia potencial da água em movimento, que também pode ser acumulada no reservatório da hidrelétrica. Um bom exemplo é a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. É captada por meio de gigantescos e potentes geradores que transformam a energia mecânica em elétrica.
Atualmente, a energia gerada por meio de biomassa corresponde a 8,8% do total da matriz energética brasileira. No planejamento de acréscimo de potência em megawatts ao sistema até o ano de 2028, a fonte por biomassa supera a expectativa de incremento de fonte por hidrelétrica, que não deve passar de 1.406,14 MW. O maior incremento deverá vir das fontes eólicas (13.123,78 MW) e solar (32.284,36 MW).
Além de receber a 1ª Feira Paranaense de Energias Renováveis, Cascavel agora é sede da maior indústria de painéis solares do país
Foto: Secom
+++
Maior fábrica de painéis solares em Cascavel
A primeira fábrica nacional de painéis solares no Brasil, um investimento da Sengi Solar, empresa do Grupo Tangipar, será inaugurada nesta sexta-feira (21), em Cascavel, com presenças de ministros de estado, autoridades públicas e empresariais do setor fotovoltaico no País, entre outros setores.
Entre os convidados, estão o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, além de demais representantes do poder público e do setor produtivo, incluindo a diretoria da Sengi Solar e do Grupo Tangipar.
A cerimônia de inauguração começa a partir das 19h, na própria unidade fabril em Cascavel. Antes do evento ainda será possível realizar uma visita monitorada às instalações de toda fábrica a partir de 13h. O evento cerimônia na parte da noite convida os participantes para um coquetel e um show exclusivo com o cantor Daniel.